Novo filme de Almodóvar traz polêmica com padre e homossexuais
Foto: Reuters
Almodóvar comenta o filme
Veja fotos do encontro
Cenas do filme
Fotos de Pedro Almodóvar
Biografia de Pedro Almodóvar
Filmografia do cineasta
La Mala Educación, 15º longa-metragem do cineasta espanhol, é estrelado pelo ator mexicano Gael Garcia Bernal, de O Crime do Padre Amaro e o jovem Che Guevara da produção americana Diários de Motocicleta, dirigida pelo brasileiro Walter Salles. O também mexicano Daniel Giménez Cacho e os espanhóis Fele Martínez e Lluis Homar também integram o elenco.
Madri, 1980. Enrique Goded é um diretor de 27 anos que, apesar da pouca idade, já dirigiu três filmes de sucesso. Agora ele busca uma nova história. Ele recebe a visita de um homem atraente que diz ter sido seu colega de escola, Ignácio Rodríguez.
Quando crianças, no início dos anos 60, os dois se apaixonaram um pelo outro, descobriram juntos o amor, o cinema e o medo no colégio de seminaristas onde eram internos. Ignácio sofre abuso sexual por parte do temido padre Manolo, diretor da escola.
Agora, Ignácio entrega ao ex-colega e diretor Enrique uma história entitulada "A Visita", relato inspirado na infância dos dois. Enrique lê a história e decide adaptá-la, mas Ignácio impõe uma condição: trabalhar no filme como ator.
Assim é o novo longa de Almodóvar, que abrirá em maio o Festival de Cannes e só irá estrear no Brasil em setembro de 2004, dois anos depois do sucesso internacional de Fale com Ela.
Resultado de mais de dez anos do trabalho de Almodóvar, La Mala Educación mostra um relacionamento homossexual e o abuso sexual em um colégio de padres durante a ditadura franquista, na Espanha. Segundo a definição do próprio diretor, é seu filme mais pessoal, porque contém lembranças de sua infância, embora ele faça questão de esclarecer que não foi abusado sexualmente (leia comentário do diretor sobre o filme).
- Redação Terra