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Cinema

 
 

Distribuidoras ainda brigam por filme de Moore

14 de maio de 2004 17h27

Michael Moore. Foto: Reuters

Michael Moore
Foto: Reuters

Várias distribuidoras estão interessadas no polêmico documentário Fahrenheit 9/11, de Michael Moore, que a Walt Disney proibiu sua subsidiária Miramax de distribuir.

De acordo com várias fontes próximas ao caso, as companhias interessadas que lideram as negociações são a Focus Features, divisão de filmes especiais da Universal Pictures, e a Newmarket Films, que distribuiu na América do Norte o igualmente polêmico A Paixão de Cristo, de Mel Gibson.

Os presidentes da Miramax, Bob e Harvey Weinstein, anunciaram na quarta-feira que concluíram um acordo com a Disney para gastar entre 5 e 6 milhões de dólares de dinheiro próprio para recomprar a participação da Miramax no filme, que trata da relação entre a família Bush e a Arábia Saudita, além da política externa dos EUA desde 11 de setembro de 2001.

Com 9/11 sendo programado para fazer sua estréia mundial na segunda-feira no Festival de Cinema de Cannes, a Croisette, em Cannes, fervilhava de especulações de que um novo acordo de distribuição pode ser fechado antes do encerramento do festival, no próximo sábado.

De acordo com várias fontes, outra candidata a distribuir o longa-metragem pode ser a Lions Gate Films, já que foi essa distribuidora independente que, no passado, cuidou de outros filmes da Miramax considerados polêmicos ao extremo, tais como Dogma.

Na declaração em que mencionam suas negociações atuais com a Disney, os irmãos Weinstein mencionam especificamente o fato de "fornecerem à Disney uma folha de termos baseada no acordo fechado previamente para Dogma'.

A Lions Gate ainda não assistiu a Fahrenheit 9/11, mas tanto a Focus quanto a Newmarket viram o filme de Moore antes da abertura do Festival de Cannes, na quarta-feira.

Uma fonte bem informada sobre o cinema independente disse que a Miramax pode estar analisando um possível acordo com um grande estúdio e, possivelmente, a idéia de dividir os direitos de distribuição do filme nos cinemas, em DVD e na televisão entre várias firmas.

Os direitos do filme para DVD podem revelar-se especialmente lucrativos. Um representante da Miramax se negou a comentar sobre as empresas que podem estar fazendo ofertas pelo filme.

Reuters
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