inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Próximo filme de Moore será sobre saúde pública

24 de maio de 2004 17h41 atualizado às 17h41

Michael Moore ganhou o prêmio máximo do Festival de Cannes. Foto: Reuters

Michael Moore ganhou o prêmio máximo do Festival de Cannes
Foto: Reuters

Depois de criticar o porte de armas nos EUA em Tiros de Columbine e a política do presidente George W. Bush em Fahrenheit 9/11, o documentarista norte-americano Michael Moore já tem um novo tema para seu próximo longa: os planos de seguro médico no seu país.

Cobertura completa da conquista de Moore em Cannes

Moore, que foi ovacionado no Festival de Cannes de 2004 com suas críticas a Bush, revelou que a idéia para o seu próximo projeto surgiu do programa de TV The Awful Truth, onde ele e sua equipe organizaram um "funeral antecipado" de um homem que precisava de transplantes de rins e pâncreas, quando o seu seguro apenas cobria o transplante dos rins. Em três dias, contou Moore, a seguradora pagou o custo total da operação. "Salvamos a vida dele."

Na mesma época, o cineasta assistiu ao filme alemão Corra, Lola, Corra, em que uma mulher corre as ruas de sua cidade para salvar a vida de seu namorado. "Gostei muito do estilo do filme, a energia da câmera, que está sempre em movimento", disse. "Que bom seria se a nossa câmera pudesse se mover como aquela! Assim veríamos quantas vidas poderíamos salvar em 90 minutos, envergonhando essa gente e os fazendo pagar o necessário para salvar a vida dos pacientes..."

No momento, Moore está tentando captar recursos para poder realizar o documentário, o que deve ser facilitado pela recém conquista da Palma de Ouro em Côte d'Azur no último sábado, dia 22 de maio.

Com agências internacionais.

Redação Terra