inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Festival do Rio terá Ramones e Metallica

17 de setembro de 2004 21h17

Documentário desvenda os bastidores do Metallica . Foto: Reuters

Documentário desvenda os bastidores do Metallica
Foto: Reuters

Loucos por rock, e não só cinéfilos, farão a festa no Festival de Cinema do Rio de Janeiro, que começa na próxima quinta-feira e vai até 7 de outubro.

Dois aguardados documentários sobre duas grandes bandas serão exibidos em uma das mostras do evento: Fim de Século: A História dos Ramones e Metallica: Some Kind of Monster.

Outros filmes sobre música são Haack O Rei do Techno, sobre a vida e obra de Bruce Haack, Freestyle: The Art of Rhyme, sobre a história do hip-hop, e Canção de Nomi, sobre um artista performático do underground nova-iorquino dos anos 1970 e 80, que cantava música pop como ópera e tinha como admiradores David Bowie e Morrissey.

Fim de Século passa a limpo a vida do quarteto de punk rock nova-iorquino, que perdeu na quarta-feira seu terceiro integrante, o guitarrista principal Johnny Ramone. O filme foi finalizado em 2003, por dois diretores estreantes.

O documentário conta a trajetória da banda desde 1974, passando pelas mortes de Joey e Dee Dee Ramone, e tem também participações de Eddie Vedder e Debbie Harry.

Metallica: Some Kind of Monster, exibido no Festival de Sundance deste ano, narra as histórias por trás das brigas internas da banda, as sessões de terapia em grupo e a produção tumultuada do álbum St. Anger.

Segundo reportagem publicada na revista Billboard, o vocalista e guitarrista James Hetfield e o baterista Lars Ulrich entram em choque com frequência no filme, e o primeiro guitarrista, Kirk Hammett, é quem geralmente faz o papel de pacificador.

O documentário também mostra como a banda administrou a saída do baixista Jason Newsted, em 2001, e exibe uma sessão de terapia, em que Ulrich se encontra com Dave Mustaine, expulso do Metallica em 1983.

Os filmes estão na seção Midnight Movies, que conta também com Festival Express, longa que registrou a turnê de artistas e bandas como Janis Joplin, Grateful Dead e Buddy Guy, todos juntos a bordo de um trem pelo Canadá.

O documentário do diretor Bob Smeaton, que ficou retido por mais de 30 anos por questões judiciais, acompanha os artistas dentro e fora do palco, além das festas a bordo do trem.

O Festival do Rio terá mais de 300 longas-metragens, que serão exibidos em 25 salas de cinemas da cidade.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.