PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Confira os remakes e continuações hollywoodianas de 2011

3 jan 2011 - 08h10
(atualizado às 10h41)
Compartilhar

Teme-se pelo dia em que aquela badalada categoria de prêmio para Roteiro Original seja extinta. Afinal de contas, não se sabe se por preguiça, crise criativa ou pura estratégia de marketing (sendo a última opção a mais plausível), Hollywood cada vez mais recorre a remakes e continuações para alavancar suas bilheterias. Confira abaixo os filmes nesta categoria que estreiam a partir de 2011.

» Veja quais as sequências que vão estrear em 2011

» Veja os remakes que vão chegar aos cinemas a partir de 2011

» Alugue ou Compre Vídeos no Terra Video Store

» Assista a trailers de cinema

» vc repórter: mande fotos e notícias

A pontuar que as continuações podem sim ser roteiros originais, mas a não ser que estejamos falando de algo no nível de O Poderoso Chefão 2, dificilmente estes filmes concorreriam como "originais". E não bastasse a avalanche de títulos refeitos e sequências inesgotáveis que temos visto nestes últimos anos, agora o alerta vermelho foi dado depois que os famosos irmãos Weinstein, aqueles que fundaram uma inicialmente super criativa Miramax, anunciaram uma lista de sequências que pretendem produzir a partir de 2011.

Na fila dos Weinstein entram títulos como Shakespeare Apaixonado 2, Papai Noel às Avessas 2, Curtindo a Noite 2, Cartas na Mesa 2 e um possível Bridget Jones 3. Sem contar um impensável remake de Cães de Aluguel, o primeiro filme longa-metragem dirigido por Quentin Tarantino. Reticentes, jornalistas foram atrás de justificativas de Bob e Harvey Weinstein sobre tal decisão: "Shakespeare Apaixonado 2 será, por exemplo, 90% melhor do que os filmes que estão sendo exibidos por aí."

Ainda que seja uma prática antiga em Hollywood, a criação de remakes e continuações vem se tornando nas últimas décadas uma prática bastante discutida, muito porque os roteiros terminam soando ora cansados, ora no melhor estilo caça-níqueis. Os remakes e continuações são regra, e não mais exceção para a grande indústria. Traduzindo isso nas palavras de quem trabalha na indústria: "Minha resolução de Ano-Novo: escrever algo que não seja uma sequência ou prequência, algo totalmente original", escreveu em seu Twitter Damon Lindelof, roteirista de Lost e de filmes como Cowboys & Aliens, que vai estrear este ano.

Qualquer grande lançamento vem sempre acompanhado hoje da pergunta: Rende uma sequência? E esta pergunta martela (e perturba) os fãs, por exemplo, de um filme que deu super certo em 2010, mas cuja continuação (possivelmente) teria um efeito tão devastador sobre a história quanto Matrix Reloaded (2003) teve sobre o Matrix de 1999. Estamos falando de A Origem. A boa bilheteria do filme (mais de US$ 825 milhões no mundo inteiro) se digladia agora com a possível frustração dos fãs diante de uma desnecessária sequência a uma história que é sensacional justamente por seu desfecho inconclusivo.

Já na categoria remakes, a preocupação maior dos fãs vem das adaptações achatadas de filmes bem mais profundos feitos em terras estrangeiras. Às vezes (poucas) dá certo, como foi o caso de Os Infiltrados, remake do filme Conflitos Internos (2002), de Hong Kong, e Sete Homens e um Destino (1960), remake de Os Sete Samurais do mestre do cinema japonês Akira Kurosawa. Na maioria dos casos, no entanto, as versões americanas subestimam a inteligência do espectador e sabotam as boas resoluções dos roteiros originais.

Já agora no começo de 2011, no dia 28 de janeiro, chega aos cinemas Deixe-me Entrar, versão americana para o filme sueco de delicadeza e mensagens tão sutis e inteligentes Deixa Ela Entrar. Apostando na larga audiência que circula distante do clubinho "alternativo", Hollywood tenta adequar tramas possivelmente sabidas demais a roteiros que pecam pelo mediano. Lembrando que há sempre gloriosas exceções à regra.

No começo de 2012, outra adaptação hollywoodiana vinda dos países nórdicos chega aos cinemas: The Girl with the Dragon Tattoo será a versão com Daniel Craig e Rooney Mara para o filme Os Homens que Não Amavam as Mulheres, com Noomi Rapace. E no fim de 2010, tivemos a notícia de que Hollywood também vai adaptar um título argentino que fez sucesso em dois festivais de cinema do Brasil este ano, mas certamente é um ilustre desconhecido do público americano: Abutres, de Pablo Trapero, com Ricardo Darín. Sem querer soltar nenhum tipo de "spoiler" sobre este título, fica a dúvida sobre como os americanos vão adaptar o final nada hollywoodiano deste longa de Trapero.

Cena de 'Deixe-me Entrar', versão americana para 'Deixa Ela Entrar'
Cena de 'Deixe-me Entrar', versão americana para 'Deixa Ela Entrar'
Foto: Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade