PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Cannes: filme com Pitt vence Palma de Ouro; veja vencedores

22 mai 2011 - 15h03
(atualizado às 19h28)
Compartilhar

A 64ª edição do Festival de Cannes anunciou neste domingo (22) os premiados na edição deste ano. O enigmático diretor americano Terrence Malick conquistou a Palma de Ouro por Tree of Life (A Árvore da Vida), filme produzido e interpetado por Brad Pitt, que também tem Sean Penn no elenco. Já a americana Kirsten Dunst foi anunciada como a melhor atriz pelo filme Melancholia, do polêmico diretor dinamarquês Lars Von Trier, considerado "persona non grata" após declarar simpatia por Hitler.

» Veja a entrega de prêmios no Festival de Cannes

» Confira fotos de Cannes 2011

» Alugue ou Compre Vídeos no Terra Video Store

» Assista a trailers de cinema

A Árvore de Vida, de duas horas e 17 minutos de duração, dividiu a crítica em Cannes, que o qualificou de "obra-prima" ou de "porcaria", e que só esteve de acordo em elogiar seu diretor de fotografia, o mexicano Emmanuel Lubezki.

Mesmo assim, Terrence Malick, 67 anos, foi agraciado pela segunda vez no festival. Com apenas cinco filmes em quase quatro décadas, ele tinha sido coroado Melhor Diretor em Cannes por Dias de Paraíso, em 1978. Em 2011, porém, Malick não compareceu ao evento para receber o prêmio.

O francês Jean Dujardin ganhou o prêmio de Melhor Ator por sua interpretação em The Artist, do diretor Michel Hazanavicius, uma irônica homenagem às comédias de Hollywood do cinema mudo.

A curiosidade do festival ficou por conta dos filme Le gamin au Vélo, dos irmãos Dardenne, e Once Upon a Time in Anatolia, do diretor turco Nuri Bilge Ceylan. Eles compartilharam o Grande Prêmio da 64ª edição do evento.

Outros prêmios

O filme Footnote, do israelense Joseph Cedar, que conta a rivalidade entre um pai e seu filho, especialistas do Talmude, levou o prêmio de Melhor Roteiro. Cedar disse que a ideia de Footnote foi tomando corpo em sua imaginação durante o tempo em que passou na Universidade Hebraica, "um lugar incrível", estudando o Talmude.

"Conheci obstinados acadêmicos, gente que esteve trabalhando em uma área de pesquisa esotérica e obscura durante toda a vida, temerosos de terminar suas buscas por causa de eventuais erros que possam ter cometido, e por isso jamais publicam nada", declarou em Cannes.

Já a produção Polisse, da diretora francesa Maïwenn Le Besco, foi agraciada com o Prêmio do Júri. O filme lança um olhar sobre a pedofilia, os maus tratos contra crianças e o estupro de menores.

O Festival de Cannes prestigiou ainda o filme argentino Las Acacias, obra prima de Pablo Giorgelli, com o prêmio Câmera de Ouro.

Las Acacias, que formou parte da Semana da Crítica, descreve a relação que é criada ao longo dos 1.500 km de uma estrada entre um caminhoneiro introvertido e a mulher que ele leva, com sua filha no colo, do Paraguai até Buenos Aires.

Confira a lista completa dos vencedores:

- Palma de Ouro de Melhor Filme: A Árvore da Vida, de Terrence Malick (EUA).

- Grande Prêmio do Júri: Once Upon a Time in Anatolia, de Nuri Bilge Ceylan (Turquia, Bósnia-Herzegovina) e Le Gamin au Vélo, de Jean-Pierre e Luc Dardenne (Bélgica, França, Itália).

- Prêmio de Melhor Diretor: Nicolas Winding Refn por Drive (Estados Unidos).

- Prêmio de Melhor Atriz: Kirsten Dunst por Melancholia, de Lars von Trier (Dinamarca, Suíça, França, Alemanha).

- Prêmio de Melhor Ator: Jean Dujardin por The Artist, de Michel Hazanavicius (França).

- Prêmio de Melhor Roteiro: Joseph Cedar por Hearat Shulayim (Israel).

- Prêmio Câmera de Ouro: Las Acacias, de Pablo Giorgelli (Argentina, Espanha).

- Palma de Ouro de Melhor Curta-metragem: Cross, de Maryna Vroda (França, Ucrânia).

- Prêmio do Júri: Polisse, de Maïwenn Le Besco (França).

- Prêmio do Júri de Melhor Curta-metragem: Badpakje 46, de Wannes Destoop (Bélgica).

- Prêmio Vulcain do Artista-técnico: José Luis Alcaine, pelo trabalho de iluminação de La Piel que Habito (Espanha).

- Menção especial ao Mérito Técnico: Joe Bini e Paul Davies pela montagem e o som de We Need to Talk About Kevin (EUA).

Com informações da AFP e EFE

Os produtores Bill Pohlad e Dede Gardner recebem a Palma de Ouro pelo filme 'A Árvore da Vida', com Brad Pitt no elenco
Os produtores Bill Pohlad e Dede Gardner recebem a Palma de Ouro pelo filme 'A Árvore da Vida', com Brad Pitt no elenco
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade