Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Especialistas contestam morte de chimpanzé Chita

29 dez 2011 - 20h24
Compartilhar

Anunciada nesta quarta-feira (28), a morte da chimpanzé Chita está sob suspeita, de acordo com uma reportagem da agência de notícias AP. Chita participou de filmes da série Tarzan nos anos 30.

Conhecida como Mona Chita, a chimpanzé morreu no sábado (24), aos 80 anos, segundo Debbie Cobb, diretora da reserva florestal Suncoast Primate Sanctuary. No entanto, especialistas ouvidos pela AP contestaram a informação. Segundo eles, os chimpanzés costumam viver no máximo 60 anos.

Cobb informou a morte de Chita, mas não apresentou nenhuma documentação que comprove que o chimpanzé de fato atuou nos filmes de Tarzan. Segundo ela, os papéis foram queimados em 1995 durante um incêndio. Chita teria sido comprada pelos avós de Cobb nos anos 60 direto do ator Johnny Weissmuller, o intérprete de Tarzan.

Em 2008, a morte de outro chimpanzé que teria contracenado com Weissmuller em Tarzan foi negada pelo jornalista R.D. Rosen, no jornal Washington Post. Rosen descobriu que o animal teria nascido em 1960, não tendo idade suficiente para ter participado dos filmes. Em um e-mail enviado à AP, o jornalista também duvidou do caso Chita. "Receio que todos os chimpanzés que contracenaram com Weissmuller já morreram", disse.

Chita participou, entre outros, dos filmes Tarzan, o Homem Macaco (1932) e Tarzan e sua Companheira (1934), clássicos que relatam as aventuras de um homem criado na selva, protagonizados por Johnny Weissmuller e Maureen O'Sullivan

Chita, a chimpanzé que atuou em 'Tarzan', morreu aos 80 anos em 24 de dezembro
Chita, a chimpanzé que atuou em 'Tarzan', morreu aos 80 anos em 24 de dezembro
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra