inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Frase mais famosa do cinema é de Clark Gable

22 de junho de 2005 12h27 atualizado às 12h39

Francamente, minha querida, não estou nem aí, disse Clark Gable em  O Vento Levou. Foto: Divulgação

"Francamente, minha querida, não estou nem aí", disse Clark Gable em O Vento Levou
Foto: Divulgação

Clark Gable disse a frase mais famosa do cinema de todos os tempos. Na nova lista do American Film Institute (AFI) com as melhores falas da história de Hollywood, a primeira posição foi a frase dita por Rhett Butler para Scarlett O'Hara (Vivian Leigh) em E o Vento Levou...: "Frankly, my dear, I don't give a damn" ("Francamente, minha querida, não estou nem aí"). A lista foi anunciada ontem à noite em um programa especial de duas horas de duração na emissora de TV americana CBS.

Opine: qual é a frase mais famosa do cinema?

O top 100 teve Marlon Brando na segunda e na terceira posição: com "I'm going to make him an offer he can't refuse" ("Vou fazer uma oferta que ele não pode recusar"), de O Poderoso Chefão; e "I could been a contender" ("Eu poderia ter sido candidato"), de "Sindicato dos Ladrões". O quarto lugar foi para Judy Garland, como a Dorothy Gale de O Mágico de Oz: "Toto, I've got a feeling we're not in Kansas anymore" ("Toto, tenho a sensação de que não estamos mais no Kansas"). A quinta posição ficou com Humphrey Bogart em Casablanca: "Here's looking at you, kid" ("Estão de olho em você, garota"), dita para Ingrid Bergman.

A lista foi escolhida por 1,5 mil cineastas, artistas, críticos e outros profissionais de Hollywood. Além da vencedora, outras frases de E o Vento Levou... entraram na compilação: "After all, tomorrow is another day" ("De qualquer maneira, amanhã é um novo dia", na 31ª posição) e a clássica "As God is my witness, I'll never be hungry again" - "Com Deus como testemunha, eu nunca mais vou passar fome na vida", na 59ª posição), ambas ditas por Leigh.

O top 10 também incluiu: "Go ahead, make my day" ("Vá em frente, faça o meu dia"), de Clint Eastwood em Impacto Fulminante); "All right, Mr. DeMille, I'm ready for my close-up" ("Tudo certo, sr. DeMille, estou pronta para o meu close"), de Gloria Swanson em Crepúsculo dos Deuses; "May the Force be with you" ("Que a Força esteja com você"), de Harrison Ford em Guerra nas Estrelas; "Fasten your seatbelts, it's going to be a bumpy night" ("Apertem os cintos, porque vai ser uma noite cheia de solavancos"), de Bette Davis em A Malvada; e "You talking to me?" ("Está falando comigo?"), de Robert De Niro em Taxi Driver.

Outros bordões famosos que fizeram parte da lista foram: "I'll Be Back!" ("Vou voltar"), de Arnold Schwarzenegger em O Exterminador do Futuro; "You had me at 'hello'" ("Você me ganhou com o 'oi'"), de Renée Zellweger em Jerry Maguire; "Soylent Green is people!" ("Soylent Green é gente!"), de Charlton Heston em No Mundo de 2020; "Here's Johnny!" ("Aqui está o Johnny!", de Jack Nicholson em O Iluminado; e "I'm the King of the World!" ("Sou o rei do mundo!"), de Leonardo DiCaprio em Titanic.

Duas frases clássicas de filmes de 007 entraram na lista na primeira vez em que foram ditas, ambas por Sean Connery: "My name is Bond, James Bond" ("Meu nome é Bond, James Bond"), de 007 Contra o Dr. No; e "A martini. Shaken, not stirred" ("Um martini. Mexido, nunca agitado"), de 007 Contra Goldfinger.

O maior número de frases em um mesmo filme foi para Casablanca, com seis, como as famosas "We'll always have Paris" ("Sempre vamos ter Paris"), de Bogart, na 43ª posição, e "Play it, Sam. Play 'As Time Goes By'", de Bergman, na 28ª.

Planet Pop