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Acordo para compra da Lucasfilm começou com sabres de luz na Disney

31 out 2012 - 10h27
(atualizado às 19h02)
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O acordo de 4 bilhões de dólares da Walt Disney para comprar a Lucasfilm, de George Lucas, -a terceira maior aquisição de entretenimento da Disney em sete anos- começou a tomar forma em maio de 2011, quando o criador de "Star Wars" teve de mostrar ao presidente-executivo da Disney, Bob Iger, como usar um sabre de luz.

Lucas e Iger estavam no parque temático Hollywood Studios da Disney, em Orlando, Flórida, brandindo os brinquedos na inauguração de uma versão 3D do brinquedo Star Tours, recorda Iger, e "George teve de me mostrar como usá-lo".

As negociações esquentaram este ano, quando Lucas, de 68 anos, decidiu que queria se aposentar da gestão da empresa para se concentrar em projetos de filmes menores e mais pessoais.

Iger ficou animado com a perspectiva de adicionar marcas como Star Wars e Indiana Jones ao portfólio da empresa, com o qual ele já gastou 15 bilhões de dólares em aquisições desde que se tornou CEO, em 2005.

"Nós provamos com nossas aquisições da Pixar e da Marvel que sabemos como expandir o valor de uma marca", afirmou Iger em entrevista. "E marcas não ficam muito maiores do que Star Wars."

Lucas deve se tornar um consultor, enquanto a Disney espera lucrar com a companhia de entretenimento do produtor, que gerou 550 milhões de dólares em lucros operacionais em 2005, quando a Lucasfilm fez a última parte de sua franquia "Star Wars: A Vingança dos Sith".

Lucas, em uma entrevista em vídeo divulgada no StarWars.com, disse: "Eu realmente queria colocar a empresa em algum lugar em uma entidade maior, que poderia protegê-la. A Disney é uma corporação enorme. Eles têm todos os tipos de recursos e instalações, então ganhamos muita força com isso."

Kathleen Kennedy, co-presidente da Lucasfilm, deverá desempenhar um papel importante na franquia Star Wars, e a Lucasfilm disse que vai manter as operações no norte da Califórnia.

A Disney pretende fazer um novo filme do Star Wars a cada dois ou três anos, disse Iger. A empresa também vai usar a icônica marca para construir brinquedos em parques temáticos, produzir programas de TV e vender bonecos de Darth Vader.

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