PUBLICIDADE

vc repórter: mostra celebra 100 anos do cinema em Conquista, na BA

8 nov 2012 - 13h17
(atualizado às 13h26)
Compartilhar

Cidade natal do renomado cineasta Glauber Rocha, o município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, recebe, até o próximo domingo (11), a oitava edição da Mostra Cinema Conquista - Um olhar para o novo cinema. O evento teve início na quarta-feira (7), e a reúne exibição de longas e curtas-metragens, conferências, oficinas, exposições e outras atividades culturais - tudo com acesso gratuito ao público.

Este ano, a mostra marca o centenário da chegada do cinema à cidade, já que a primeira sessão assistida pelos conquistenses aconteceu em 1912. O objetivo do evento é promover a exibição e discussão da sétima arte, e apresentar à população local os destaques do cenário cultural nacional e baiano.

Ao todo, quarenta filmes - que variam entre documentários, ficções e animação - compõem a grade da programação da Mostra. Entre os destaques estão os longas A Febre do Rato, de Cláudio Assis, vencedor de sete prêmios no Festival de Gramado de 2011, Eles Voltam, de Marcelo Lordello, O Valor de um Sonho, de Daniel Silva e Júlio César, e a animação baiana Ritos de Passagem.

As exibições acontecem no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, com sessões às 18h e 21h, além de exibições de longas e curtas, às 19h30, em praças públicas dos bairros Brasil, Petrópolis, Alto Maron e Urbis II, e nos distritos de Veredinha, Cercadinho, São João da Vitória (Batuque), Dantilândia e São Sebastião.

A Mostra e é realizada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O internauta Anderson Oliveira, de Vitória da Conquista (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Quarenta filmes serão exibidos gratuitamente, entre eles o premiado ’A Febre do Rato’
Quarenta filmes serão exibidos gratuitamente, entre eles o premiado ’A Febre do Rato’
Foto: Anderson Oliveira / vc repórter
vc repórter
Compartilhar
Publicidade