PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Samuel Cirnansck comenta os figurinos concorrentes

20 fev 2009 - 17h22
(atualizado às 19h25)
Compartilhar

A frase "o hábito faz o monge" é um dos notórios clichês da moda, mas ajuda muito a compreender a extensão do seu poder. No caso do cinema, o figurino é peça mais do que importante na sua missão de comunicar e adequar retórica à história que se pretende contar. Os desfiles dos afamados estilistas não são diferentes também: comunicam estilo, status e adequação à sua realidade e a de seu consumidor/cliente. Pensando em todos esses aspectos, o portal Terra convocou o estilista Samuel Cirnansck para comentar os cinco filmes indicados à categoria de Melhor Filme, no Oscar: Austrália, O Curioso Caso de Benjamin Button, A Duquesa, Foi Apenas Um Sonho e Milk - A Voz da Igualdade.

» Veja as fotos dos indicados ao Oscar de melhor figurino

Freqüentador assíduo da passarela da São Paulo Fashion Week desde 2005, Cirnansck - que assinou o vestido de noiva da atriz Juliana Paes, no ano passado - começou sua carreira há 10 anos, exatamente nos bastidores de óperas e demais espetáculos teatrais, como assistente de figurinista. As influências dramáticas desse seu início, ele carregou para a passarela e araras de sua loja. E falar sobre o universo dos figurinos dos filmes é como retomar esse seu começo.

Fã do trabalho da figurinista Milena Canonero no longa Barry Lyndon, do diretor Stanley Kubrick, Cirnansck acredita que todos os cinco candidatos apresentam coerência com a época que retratam. "Foram concebidos com extremo cuidado e enchem os olhos do telespectador", diz ele.

Outro aspecto que chamou sua atenção, como artesão que é, foi o apuro com os materiais. "Os tecidos usados permitiram um caimento perfeito. Eu destacaria as estampas, que são um ponto forte para definir cada época. As pequenas flores e quadriculados, por exemplo, foram muito bem explorados nas personagens secundárias de O Curioso Caso de Benjamim Button. Já em A Duquesa, o uso de tecidos como o shantung e o tafetá estampados ajudam a construir o glamour da protagonista, vivida por Keira Knightley. O trabalho é impecável!" Ele ressalta, ainda, que os tecidos mais encorpados ajudaram a reproduzir a silhueta dos anos 1950 no filme Foi Apenas Um Sonho.

Apesar de sua criação estar mais afinada com a atmosfera do filme que retrata a vida da duquesa de Devonshire - ele usa muitos elementos do século 18 em suas coleções -, o seu favorito para ganhar o Oscar de Melhor Figurino é Austrália. "Os elementos trabalhados no filme de Baz Luhrmann causam em mim um fascínio maior, atualmente. Por suas locações diferenciadas, seu espírito aventureiro (presente no figurino) e pelo fato de retratar anos e personagens marcantes. Na noite de domingo (22), vou torcer bastante por ele!"

Samuel Cirnansck em seu desfile na SPFW de janeiro de 2009
Samuel Cirnansck em seu desfile na SPFW de janeiro de 2009
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade