Samuel Cirnansck comenta os figurinos concorrentes
A frase "o hábito faz o monge" é um dos notórios clichês da moda, mas ajuda muito a compreender a extensão do seu poder. No caso do cinema, o figurino é peça mais do que importante na sua missão de comunicar e adequar retórica à história que se pretende contar. Os desfiles dos afamados estilistas não são diferentes também: comunicam estilo, status e adequação à sua realidade e a de seu consumidor/cliente. Pensando em todos esses aspectos, o portal Terra convocou o estilista Samuel Cirnansck para comentar os cinco filmes indicados à categoria de Melhor Filme, no Oscar: Austrália, O Curioso Caso de Benjamin Button, A Duquesa, Foi Apenas Um Sonho e Milk - A Voz da Igualdade.
» Veja as fotos dos indicados ao Oscar de melhor figurino
Freqüentador assíduo da passarela da São Paulo Fashion Week desde 2005, Cirnansck - que assinou o vestido de noiva da atriz Juliana Paes, no ano passado - começou sua carreira há 10 anos, exatamente nos bastidores de óperas e demais espetáculos teatrais, como assistente de figurinista. As influências dramáticas desse seu início, ele carregou para a passarela e araras de sua loja. E falar sobre o universo dos figurinos dos filmes é como retomar esse seu começo.
Fã do trabalho da figurinista Milena Canonero no longa Barry Lyndon, do diretor Stanley Kubrick, Cirnansck acredita que todos os cinco candidatos apresentam coerência com a época que retratam. "Foram concebidos com extremo cuidado e enchem os olhos do telespectador", diz ele.
Outro aspecto que chamou sua atenção, como artesão que é, foi o apuro com os materiais. "Os tecidos usados permitiram um caimento perfeito. Eu destacaria as estampas, que são um ponto forte para definir cada época. As pequenas flores e quadriculados, por exemplo, foram muito bem explorados nas personagens secundárias de O Curioso Caso de Benjamim Button. Já em A Duquesa, o uso de tecidos como o shantung e o tafetá estampados ajudam a construir o glamour da protagonista, vivida por Keira Knightley. O trabalho é impecável!" Ele ressalta, ainda, que os tecidos mais encorpados ajudaram a reproduzir a silhueta dos anos 1950 no filme Foi Apenas Um Sonho.
Apesar de sua criação estar mais afinada com a atmosfera do filme que retrata a vida da duquesa de Devonshire - ele usa muitos elementos do século 18 em suas coleções -, o seu favorito para ganhar o Oscar de Melhor Figurino é Austrália. "Os elementos trabalhados no filme de Baz Luhrmann causam em mim um fascínio maior, atualmente. Por suas locações diferenciadas, seu espírito aventureiro (presente no figurino) e pelo fato de retratar anos e personagens marcantes. Na noite de domingo (22), vou torcer bastante por ele!"