PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Sorte já está lançada para a cerimônia do Oscar neste domingo

22 fev 2009 - 16h54
(atualizado às 19h15)
Compartilhar

A sorte está lançada e tudo já está pronto para a 81ª edição do Oscar, que será realizada na noite deste domingo no Teatro Kodak, e que tem como favoritos O Curioso Caso de Benjamin Button, com 13 indicações, e o ex-azarão Quem quer ser um milionário?, com dez.

No entanto, o longa-metragem sobre a criança que nasce velha e vai rejuvenescendo, dirigido por David Fincher, está mais cotado para conquistar prêmios técnicos, como maquiagem e efeitos especiais, enquanto a produção britânica de Danny Boyle deve arrematar a estatueta mais cobiçada da noite, de melhor filme.

A história de Benjamin Button recebeu indicações nas principais categorias, como melhor filme, direção, ator (Brad Pitt), atriz coadjuvante (Taraji P. Henson), trilha sonora e roteiro adaptado, assim como em outros sete quesitos técnicos.

Quem quer ser um milionário?, a revelação indiscutível do ano, sobre a vida de um jovem de uma favela de Mumbai, concorre nas categorias de melhor filme, roteiro adaptado, trilha sonora e direção, entre outras.

O cinema alternativo encontra outro de seus grandes expoentes em Milk - A Voz da Igualdade, de Gus Van Sant, com oito indicações, que conta a história de Harvey Milk, o primeiro homossexual declarado a ser eleito para um cargo público na Califórnia.

Entre essas indicações estão as de melhor filme, direção, ator (Sean Penn) e ator coadjuvante (Josh Brolin), uma categoria que, no entanto, parece ter dono este ano: Heath Ledger, morto em janeiro de 2008, que interpreta o Coringa em Batman - O Cavaleiro das Trevas.

Os pais de Ledger se encontram em Los Angeles para subir ao palco caso o ator australiano receba o prêmio.

A aventura do Homem-Morcego, o segundo filme a arrecadar mais bilheteria em todos os tempos nos Estados Unidos, atrás apenas de Titanic, ganhou oito indicações ao Oscar, mas ficou de fora das principais categorias - exceto melhor ator coadjuvante - e foi lembrado principalmente nos prêmios técnicos.

Em seguida, as produções com mais indicações são a animação Wall-E, com seis, e O Leitor e Frost/Nixon, com cinco cada.

Se o Oscar para Wall-E como melhor filme de animação é um dos mais previsíveis da noite, o mesmo não acontece nos outros quesitos nos quais também concorre: melhor roteiro original, melhor trilha sonora, melhor canção, melhor edição de som e melhor mixagem de som.

Por outro lado, a britânica Kate Winslet parece a mais cotada a levar o Oscar de melhor atriz por O Leitor, em sua sexta indicação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

O Leitor, que conta a história de amor entre uma mulher acusada de crimes de guerra durante o nazismo e um adolescente no pós-guerra alemão, também foi citado nas categorias melhor filme, direção (Stephen Daldry), roteiro adaptado e fotografia.

Além disso, Frost/Nixon, sobre a entrevista feita pelo jornalista David Frost com o ex-presidente americano Richard Nixon, a primeira que o ex-líder concedeu após o escândalo de Watergate, concorre a melhor ator (Frank Langella), diretor (Ron Howard), roteiro adaptado e edição.

No terreno interpretativo, além de Pitt, Penn e Langella, Richard Jenkis (The Visitor) e Mickey Rourke (O Lutador), este último o favorito devido à sua tão propagada "ressurreição", disputam o Oscar de melhor ator.

Entre as mulheres, Meryl Streep (Dúvida), Angelina Jolie (A Troca), Anne Hathaway (O Casamento de Rachel) e Melissa Leo (Rio Congelado) concorrem com Winslet ao prêmio de melhor atriz.

Na categoria atriz coadjuvante, a disputa se dará entre Penélope Cruz (Vicky Cristina Barcelona), Amy Adams (Dúvida), Viola Davis (Dúvida), Taraji P. Henson (O Curioso Caso de Benjamin Button) e Marisa Tomei (O Lutador).

'O Curioso Caso de Benjamin Button' está mais cotado para ganhar os prêmios técnicos
'O Curioso Caso de Benjamin Button' está mais cotado para ganhar os prêmios técnicos
Foto: Warner Bros. Pictures / Cortesía
EFE   
Compartilhar
Publicidade