PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Drama sobre guerra no Iraque está mais perto do Oscar

25 jan 2010 - 17h38
(atualizado em 2/2/2010 às 09h11)
Compartilhar

O drama sobre a guerra do Iraque Guerra ao Terror, dirigido por Kathryn Bigelow, ganhou o prêmio máximo do Sindicato de Produtores da América (PGA), considerado um prêmio crucial no caminho para um Oscar.

Este filme de baixo orçamento sobre um especialista em desativar bombas do exército americano ganhou no domingo o prêmio máximo de produtores do ano, o Darryl F. Zanuck, uma semana depois de ter sido apresentado na cerimônia do Globo de Ouro e sair sem nenhum prêmio.

O prêmio dado pelo PGA foi compartilhado por Kathryn (também produtora), Mark Boal (roteirista), Nicolas Chartier e Greg Shapiro.

Seis dos nove ganhadores de edições anteriores do prêmio se tornaram vencedores do Oscar, que este ano ocorre dia 7 de março em Hollywood, enquanto os indicados serão divulgados dia 2 de fevereiro.

A vitória de Guerra ao Terror faz com que esse filme, elogiado pela crítica, se torne um rival na luta pelo Oscar de melhor filme, no momento em que a superprodução Avatar - de James Cameron, ex-marido de Kathryn - se tornou o único favorito após ganhar dois Globos de Ouro na semana passada.

Avatar foi um dos outros candidatos dos prêmios do PGA, onde competiram também Distrito 9, Educação, Bastardos Inglórios, Invictus, Preciosa, Star Trek, Up - Altas Aventuras e Amor Sem Escalas.

O prêmio de melhor filme de animação foi para Up - Altas Aventuras, enquanto que a o melhor documentário foi para The Cove.

Cena do filme 'Guerra ao Terror', de Kathryn Bigelow
Cena do filme 'Guerra ao Terror', de Kathryn Bigelow
Foto: Divulgação
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade