PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

'Guerra ao Terror' surge como grande oponente de 'Avatar' no Oscar

9 fev 2010 - 20h30
Compartilhar

Na primeira cerimônia não-oficial do Oscar, em 1927, a categoria de Melhor Filme se dividiu, premiando duas obras. Uma elegeu os filmes mais fantásticos (em que o vencedor foi Asas, de 1927) e a outra premiou o filme considerado mais artístico (Aurora, do diretor expressionisrta alemão F. W. Murnau). Porém, a partir da segunda edição, a categoria foi unificada e Asas tornou-se, oficialmente, o primeiro filme vencedor do Oscar de Melhor Filme.

Em 2010, Avatar e Guerra ao Terror disputam a atenção da Academia, com nove indicações cada. Diretores e técnicos de Hollywood voltam seus olhos para o filme-fenômeno de James Cameron, enquanto atores - que representam aproximadamente um terço dos votantes - são favoráveis a dramas e grandes atuações, tomando o lado de Guerra ao Terror.

Consciente disso, Cameron até se esforçou para que Zoe Saldana (que interpreta a jovem Neytiri) fosse indicada ao Oscar de Melhor Atriz, mesmo com sua imagem digitalizada pela computação gráfica. Mas os esforços podem não ajudar muito o diretor, já que os votantes da Academia são, em grande parte, mais velhos e a ficção científica atrai o público mais jovem.

Com o intuito de trazer o grande público para a cerimônia do Oscar - que tem visto sua audiência cair a cada ano - a Academia indicou dez filmes na categoria de Melhor Filme (que, além de Avatar, traz Distrito 9 e Up - Altas Aventuras como representantes dos filmes de fantasia). Porém, a ala mais conservadora pode demonstrar maior preferência por Guerra ao Terror e Preciosa, apoiados em atuações de grande carga dramática.

Se a ficção triunfará? Em 7 de março saberemos.

'Guerra ao Terror' foi dirigido por Kathryn Bigelow, ex-mulher de James Cameron
'Guerra ao Terror' foi dirigido por Kathryn Bigelow, ex-mulher de James Cameron
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade