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Salário das estrelas de cinema encolhe a cada ano

5 mar 2010 - 10h14
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MICHAEL CIEPLY

Quando Wolfgang Puck realizar o banquete anual após a premiação do Oscar em Hollywood no domingo (7), talvez seja bom ele considerar fazer embalagens para viagem. Estrelas de cinema, que há não muito tempo competiam para ganhar US$ 20 milhões ou até US$ 25 milhões por filme, têm visto seus salários encolherem nos últimos anos, com a queda na venda de DVDs, o mau desempenho de filmes com estrelas nas bilheterias e os orçamentos cada vez mais apertados dos estúdios.

Qual a gravidade disso? É grande.

Domingo, na cerimônia do Oscar, a maioria das cerca de três dúzias de atores mais bem pagos nos dez longas que concorrem a melhor filme, incluindo sucessos como Up - Altas Aventuras e Avatar, parece ter recebido um cachê adiantado relativamente minúsculo por seu trabalho.

Somando os salários estimados dos principais atores dos dez indicados a melhor filme, o total é apenas um pouco maior do que os US$ 20 milhões que Julia Roberts recebeu por sua atuação em Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento, indicado a melhor filme em 2001, ou o que Russell Crowe recebeu por Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo, indicado em 2004.

Peter Dekom, advogado da indústria cinematográfica e um dos autores do livro Not on My Watch: Hollywood vs. the Future, associou a desvalorização geral das estrelas de cinema à falta de interesse dos espectadores mais jovens.

"As estrelas não têm impacto no público jovem que sempre quer novidades", teorizou Dekom. "Elas atraem um público acima dos 30 anos, que está indo menos ao cinema numa economia ruim."

Cachês e acordos específicos são notoriamente difíceis de determinar. (As estimativas se baseiam em entrevistas com uma dúzia de produtores, agentes e executivos que receberam informações de vários acordos, mas falaram em condição de anonimato para evitar conflitos com atores e companhias envolvidas.)

Todos os produtores e demais por trás dos indicados a melhor filme deste ano se recusaram a comentar ou evitaram perguntas sobre o cachê dos atores.

"Infezlimente, não vou poder ajudar", Stan Rosenfield, porta-voz de George Clooney, disse em resposta a uma pergunta sobre quanto o ator recebeu por seu trabalho em Amor Sem Escalas, da Paramount Pictures.O filme foi feito com cerca de US$ 25 milhões. Ele foi possível apenas porque Clooney - segundo pessoas informadas sobre as finanças do filme que falaram anonimamente para evitar conflitos com a estrela ou a Paramount - aceitou um pagamento inicial de aproximadamente um décimo dos US$ 20 milhões que Leonardo DiCaprio, um freqüente indicado ao Oscar, recebeu no passado.

Houve uma época em que grandes estrelas eram recompensadas com acordos que lhe pagavam uma porcentagem das chamadas receitas brutas iniciais; ou seja, elas já começavam a receber parte dos lucros a partir da venda inicial dos ingressos, sem esperar que o estúdio começasse a lucrar. Agora os estúdios muitas vezes insistem que as estrelas principais abram mão de pagamentos adiantados em troca de uma parcela dos lucros depois que o estúdio já tiver recuperado seu investimento.

O acordo da moda é chamado em inglês de CB zero (cash-break zero), no qual a estrela ou cineasta começa a ganhar parte dos lucros depois que as finanças do filme "zeram", ou seja, quando o estúdio recupera seu investimento total e começa a lucrar.

Esses acordos podem ser extremamente lucrativos quando dão às estrelas uma porção substancial da receita da venda de DVDs. Assim, Sandra Bullock, que reduziu seu cachê costumeiro de US$ 10 milhões para apenas US$ 5 milhões em Um Sonho Possível, outro indicado a melhor filme deste ano, vai acabar levando US$ 20 milhões ou mais pelo filme devido ao seu sucesso. De modo similar, Clooney deverá ganhar milhões adicionais quando toda a receita de "Amor Sem Escalas¿ for contabilizada.

Uma estrela rara, em raras circunstâncias, pode ainda conseguir o tipo de acordo que prevalecia cinco anos atrás. Angelina Jolie, por exemplo, ainda recebe US$ 20 milhões para aparecer num filme de ação como ¿Salt¿, que deverá ser lançado em julho pela Columbia Pictures, segundo duas pessoas informadas sobre o contrato da atriz.

Tanto Geyer Kosinski, agente de Jolie, quanto um porta-voz da Columbia Pictures se recusaram a comentar.

Na lista de indicados a melhor filme deste ano, a estrela que ganhou o maior cachê adiantado parece ter sido Brad Pitt, por seu trabalho em Bastados Inglórios. As pessoas informadas a respeito das finanças desse filme estimam que o cachê inicial do ator tenha sido de US$ 10 milhões, mais o que ele receberá pela participação dos lucros.

Mas os atores que trabalharam com Pitt e as estrelas de filmes impressionantes como Guerra ao Terror, que virou o favorito ao Oscar após vencer uma série de premiações de associações profissionais e de críticos, ou Preciosa, outro indicado, receberam praticamente a remuneração mínima determinada pelo sindicato dos atores.

Em sua maior parte, as remunerações mínimas são estabelecidas em uma cláusula do contrato do Sindicato dos Atores de Cinema, que Hollywood chama de Tabela F. Ela exige que um ator receba pelo menos US$ 65 mil por seu trabalho num filme. Horas extras são negociáveis. O ator deve receber alimentação e, em algum momento, ter permissão para descansar.

O cachê de vários atores de Distrito 9, Um Homem Sério e Educação foi próximo ao mínimo, visto que todos esses filmes foram feitos com orçamentos relativamente pequenos. Quanto a Avatar e seu superorçamento, a atriz mais bem paga parece ter sido Sigourney Weaver, embora ela tenha quase certamente recebido por seu trabalho uma pequena parcela dos US$ 11 milhões que supostamente ganhou por Alien - A Ressurreição em 1997.

Já Zoe Saldana e Sam Worthington receberam cachês maiores do que a remuneração mínima, mas menos do que o suficiente para lhes dar uma sensação de segurança financeira, apesar de terem atuado num filme com mais de US$ 2,5 bilhões em vendas nas bilheterias ao redor do mundo.

"Todo ator teme o desemprego", Worthington disse numa entrevista de janeiro para o Herald Sun na Austrália. Ele continua trabalhando com frequência em filmes a serem lançados, como Fúria de Titãs e The Texas Killing Fields, segundo Worthington, porque ¿não aguento ficar sentado esperando o telefone tocar e pensando, "me dê trabalho porque tenho contas a pagar."

Pelo menos Worthington não teve que raspar o tacho para ser remunerado no mundo da animação. "Eu recebia por sessão", disse Ed Asner, ator veterano que dublou Carl Fredricksen, o aventureiro idoso de Up - Altas Aventuras, indicado a melhor filme. Tipicamente, as oito ou dez sessões necessárias de um dublador podem render US$ 50 mil - mas apenas se o ator negociar uma garantia para que seu pagamento fique acima da remuneração mínima, que poderia render apenas um terço disso.

Mesmo assim, Asner, que falou por telefone na semana passada, disse que acabou recebendo muito mais, pois a unidade Pixar da Walt Disney Co., que produziu Up - Altas Aventuras, aumentou seu salário com bônus provenientes do sucesso do filme, que arrecadou mais de US$ 723 milhões nas bilheterias ao redor do mundo.

"Se o filme vai bem, você se dá bem", Asner disse.

Amy Traduções

Sandra Bullock reduziu seu cachê costumeiro de US$ 10 milhões para apenas US$ 5 milhões em 'Um Sonho Possível'
Sandra Bullock reduziu seu cachê costumeiro de US$ 10 milhões para apenas US$ 5 milhões em 'Um Sonho Possível'
Foto: Divulgação
The New York Times
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