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Conheça os cinco candidatos a filme estrangeiro

5 mar 2010 - 10h05
(atualizado às 12h52)
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Quatro grandes filmes - entre eles dois latino-americanos - tentarão desbancar, no domingo, o alemão

'A Teta Assustada': premiado internacionalmente
'A Teta Assustada': premiado internacionalmente
Foto: Divulgação
A Fita Branca

, principal favorito ao Oscar de Filme Estrangeiro.

O brasileiro Salve Geral, de Sérgio Rezende, foi o escolhido para representar o país no Oscar, mas não ficou entre os finalistas selecionados para disputar a estatueta.

'A Fita Branca' mostra visão antropológica de Haneke

O filme de Michael Haneke se tornou um grande sucesso desde que, em maio do ano passado, venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes. Acumulou prêmios, muitos deles contra os mesmos concorrentes que encontrará no Oscar, onde ainda briga pela estatueta de Melhor Fotografia.

A Fita Branca foi o grande vencedor do circuito do cinema europeu, e foi agraciado como o melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro e nos prêmios dos críticos de Chicago, Los Angeles, Toronto e Nova York.

Todos foram cativados por uma difícil história que se desenvolve em um povoado da Alemanha pouco antes da Primeira Guerra Mundial.

Filmado em preto e branco, Haneke mostra as relações cruzadas e envenenadas entre os diferentes membros de uma comunidade de aparência perfeita.

Amores, ódios, rancores, invejas, tudo acontece em um estudo quase antropológico da maldade humana, realizado através de um frio distanciamento eleito pelo diretor para não tomar nenhum posicionamento e deixar o espectador sozinho diante de uma crueldade que permite entender as origens do nazismo.

Irrealidade da reinserção dos presos marca 'O Profeta'

O francês O Profeta, de Jacques Audiard, é o candidato mais sério na ameaça a Fita Branca, depois de conquistar o Grande Prêmio do Júri de Cannes, o prestigioso Nacional Board of Review, da associação de críticos dos Estados Unidos, e o Bafta, no Reino Unido.

Os prêmios, aliados ao triunfo no francês César - com nove estatuetas, incluindo melhor filme, diretor e ator -, fazem com que a dura experiência carcerária de uma jovem árabe narrada por Audiard chegue ao prêmios Oscar com grande confiança e otimismo.

Audiard narra com crueza a história de Malik el-Djebena - interpretado com uma credibilidade dolorosa pelo quase estreante Tahar Rahim -, um jovem árabe de 19 anos condenado a seis anos de prisão por um pequeno crime.

O filme e os espectadores assistem impotentes à transformação de Malik, que do jovem inocente e analfabeto que entra na prisão passa a ser um delinquente que se movimenta com facilidade pelo submundo da máfia.

'A Teta Assustada' narra violência contra a mulher no Peru

No Festival de Berlim de 2009 começou a bem-sucedida trajetória de A Teta Assustada, que narra a violência sofrida pelas mulheres peruanas durante os anos do terrorismo no país, entre 1980 e 2000. Na Alemanha, conquistou o Urso de Ouro, e em seguida levou prêmios Guadalajara (México), Havana, Lima e Montreal.

Em seu segundo longa-metragem, Claudia Llosa se centra em uma dura realidade e nas consequências ainda hoje vividas pelas mulheres que sofreram violações de forma quase sistemática e seus familiares.

Com a imprescindível ajuda da protagonista, Magaly Solier, a cineasta faz da câmera um elemento quase invisível para permitir a evolução de uma história rodada em grande parte em quíchua e que é tão dura em sua realidade histórica como em seu presente quase vazio de perspectivas.

Solier interpreta Fausta, a filha de uma dessas mulheres estupradas, e vive com o pavor de passar pelo mesmo que passou sua mãe.

Um medo que a paralisou durante toda a vida e que lhe impediu de levar uma vida normal, especialmente nas relações - inexistentes - com os demais.

'O Segredo dos Seus Olhos', complexa história de amor

O segundo candidato latino-americano ao Oscar é O Segredo dos Seus Olhos, de Juan José Campanella, que reúne uma bela história de amor misturada com uma investigação de assassinato.

A produção foi vencedora de vários prêmios do cinema argentino e levou o Goya, da Espanha, de melhor filme hispano-americano e de atriz revelação, para Soledad Villamil.

O sucesso levou O Segredo dos Seus Olhos a se transformar na maior bilheteira da Argentina dos últimos 34 anos.

Na segunda indicação de um filme seu ao Oscar - em 2001 concorreu na mesma categoria com "O Filho da Noiva" - Campanella tem de torcer contra o favoritismo de A Fita Branca, e lembra, com esperança, de que nas últimas edições os mais cotados não levaram a estatueta.

'Ajami', a realidade de Israel em diferentes perspectivas

Ajami entra na briga pelo Oscar de Filme Estrangeiro tentando acabar com uma escrita negativa do cinema israelense, que em nove indicações na maior festa da sétima arte nunca conseguiu levar uma estatueta.

E o retrospecto negativo pode, segundo críticos, acabar ajudando o estreante diretor árabe-israelense Scandar Copti a levar para casa seu primeiro Oscar.

Ajami conta sem contemplações ou julgamentos os enfrentamentos entre os diferentes grupos religiosos que compõem a sociedade israelense e que se misturam no bairro de Ajami, no sul de Yafa, perto de Tel Aviv.

Choques culturais e religiosos, tensões entre policiais e militares, diferenças entre gerações, imigração ilegal, pobreza, tudo com o drama da ocupação dos territórios palestinos como pano de fundo.

Ajami conseguiu uma menção especial em Cannes, foi o filme mais premiado este ano em Israel e venceu diversos festivais, como os de Montpellier (França) e Tessalônica (Grécia).

EFE   
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