PUBLICIDADE

Nem Facebook, nem TV: o Oscar 2011 foi do Twitter

28 fev 2011 - 08h38
(atualizado às 10h02)
Compartilhar

Carol Almeida

As cortinas se abrem, a transmissão ao vivo pela TV se projeta nos quatro cantos do mundo e o ator James Franco entra em cena segurando um celular na mão. Um dos apresentadores da 83ª edição parecia mais preocupado em "tuitar" o evento em tempo real do que exatamente apresentar a cerimônia.

No fim da noite, já com cara de cansado, Franco, ou melhor, @jamesfranco, precisou da ajuda de sua parceira no crime, Anne Hathaway, para lembrar o nome do filme que levou o grande prêmio da noite: O Discurso do Rei. Enquanto isso, no Twitter, o ator não perdia uma oportunidade de publicar uma foto ou vídeo dos bastidores da cerimônia. Havia um certo sentido na preguiça de Franco diante da TV e no seu entusiasmo com o conectado celular: em 2011, a transmissão do Oscar aconteceu essencialmente via Twitter.

Somente no começo do tapete vermelho da cerimônia, o perfil oficial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas registrava, por baixo, 1600 tuites por minuto sobre a cerimônia. Ao longo da noite, o número foi crescendo, ao ponto de conseguir emplacar todos os chamados "trending topics" (tópicos da tendência) mundiais. E, claro, mais uma vez o Brasil deu sua contribuição: ao final da cerimônia, com a apresentação de um coral de meninos e meninas, eis que o nome Criança Esperança subiu para a lista dos assuntos mais comentados mundialmente.

Por horas que adentraram a madrugada, os "twittespectadores" acompanharam ativamente a cerimônia, ora comemorando e, boa parte das vezes, xingando, em uma irmandade de opiniões e piadas, as decisões da Academia.

Curiosamente, um dos filmes mais badalados da noite (que terminou levando "apenas" duas estatuetas), conta a história da gênese da grande rede social chamada Facebook. Não seria estranho então vermos em breve um longa-metragem sobre a fragmentada e instantânea narrativa dos 140 caracteres.

Confira abaixo alguns dos "tuites" de destaque da noite:

Sou só eu ou parece que o James Franco teve que cortar um braço antes de apresentar o Oscar? - Kevin Nealon, comediante

Eles deviam ter um daqueles "em caso de emergência, quebre o vidro" com Ricky Gervais dentro da caixa - Do site americano Wait Wait

Só consegui encarar a performance de Gwyneth Paltrow imaginando aquela última cena de Seven - Do comediante Mike Drucker

Assistindo ao Oscar. Não muito fascinado com o útero que o bebê de Natalie Portman decidiu vestir - Do apresentador Conan O'Brien

Anne Hathaway está vestida de Lixo Extraordinário - Do perfil falso criado com nome da atriz Nair Bello

Enquanto Anne Hathaway apresenta a cerimônia, James Franco tuita
Enquanto Anne Hathaway apresenta a cerimônia, James Franco tuita
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade