PUBLICIDADE

Irã fatura seu primeiro Oscar na categoria melhor filme estrangeiro

26 fev 2012 - 23h28
(atualizado em 27/2/2012 às 03h58)
Compartilhar

A produção iraniana A Separação conquistou neste domingo (26) o Oscar de melhor filme estrangeiro, se tornando a primeira produção do país a ser agraciada com uma estatueta. O drama familiar, que relata a ruptura de um casamento no Irã contemporâneo, confirmou seu favoritismo, que foi surgindo após vencer o Urso de Ouro, o Globo de Ouro e os prêmios da crítica dos Estados Unidos.

Infográfico: » Confira os vencedores do Oscar ano a ano

"Neste momento, pessoas de todo o mundo estão nos vendo e estão contentes não só pelo prêmio, mas porque, em um tempo como este, no qual se fala de guerra, meu país, o Irã, está aqui por sua cultura", disse o diretor Asghar Farhadi, cujo trabalho foi também indicado à categoria de Melhor Roteiro Original.

A Separação superou outras quatro produções, entre elas a polonesa sobre o Holocausto In Darkness, considerada por muitos como a única capaz de superar a produção iraniana pela temática sensível. Os outros candidatos foram o belga Bullhead, o israelense Footnote e o canadense Monsieur Lazhar.

O cinema iraniano já havia disputado essa categoria do Oscar com Filhos do Paraíso, em 1998, derrotado por A Vida É Bela na ocasião.

O diretor Asghar Farhadi discursa após receber a premiação pelo longa-metragem A Separação
O diretor Asghar Farhadi discursa após receber a premiação pelo longa-metragem A Separação
Foto: Getty Images
EFE   
Compartilhar
Publicidade