PUBLICIDADE

Como as apostas previam, MoNique leva Atriz Coadjuvante

7 mar 2010 23h59
| atualizado em 8/3/2010 às 05h24
Publicidade

A favorita a levar o Oscar de melhor atriz coadjuvante, Mo'nique, acaba de receber a estatueta, depois de desbancar fortes concorrentes, como Anna Kendrick, Penélope Cruz e a veterana Vera Farmiga. E o público, abrindo uma exceção, se levante a aplaude Mo'nique de pé por sua atuação imbatível em Preciosa.

Foi preciso muito tempo para que Mo'nique conseguisse uma carreira internacional reconhecida. Graças a Preciosa - Uma História de Amor, a atriz e cantora de 42 anos, viu seu nome ser colocado diante dos holofotes. Ao todo, são 27 prêmios, a maioria massiva pelo papel de uma mãe relapsa no longa-metragem de Lee Daniels.

A crítica é unânime ao citar que, apesar da excelente atuação, foi uma única cena que lhe rendeu o prêmio: quando ela explica a uma assistente social (vivida por Mariah Carrey) como sua filha, Preciosa (Gabourey Sidibe) foi estuprada pelo pai aos três anos de idade.

A Academia do cinema

O Oscar, em sua 82ª edição, premia anualmente os melhores do cinema mundial. Oferecidas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, as estatuetas são o que há de mais cobiçado na indústria cinematográfica mundial.

A primeira edição do Oscar foi realizada em 1929, dois anos após a fundação da Academia. A partir dos anos 1940, passa a ter transmissão na televisão americana e se torna símbolo do cinema produzido em Hollywood.

Apesar da queda na popularidade, o Oscar ainda é o sonho de dez entre dez atores, realizadores e produtores - promisores ou não - de cinema. Entre as novidades da edição, a retirada dos números musicais e o acréscimo de mais cinco indicados na categoria de melhor filme, totalizando dez - algo que não acontecia desde 1943.

Mo´Nique emocionou a plateia ao levar o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante
Mo´Nique emocionou a plateia ao levar o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante
Foto: Kevin Winter / Getty Images
Fonte: Terra
Publicidade