0

'Lincoln' decepciona e 'Argo' leva Melhor Filme; veja vencedores

Indicado em 12 categorias, filme de Spielberg levou apenas dois prêmios; produção dirigida por Ben Aflleck sagrou-se campeã da noite

24 fev 2013
22h51
atualizado em 25/2/2013 às 10h03
  • separator
  • comentários

 

Contrariando as opiniões dos críticos, que acreditavam que a Academia premiaria Lincoln, o Oscar de Melhor Filme em 2013 foi para Argo, do diretor Ben Affleck. Ele, que fez sua fama como ator, ainda dividiu a produção do longa com o amigo George Clooney. A categoria foi apresentada em uma parceria entre Jack Nicholson e a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.

Ao subir ao palco, Affleck falou: "quero reconhecer Steven Spielberg, que é um gênio,  todos os outros filmes indicados e não-indicados, e Tony Mendez (ex-agente da CIA), por ter nos deixado contar essa história". Em seu discurso, ele ainda lembrou que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original há 15 anos, em 1998, pelo longa Gênio Indomável, e se emocionou com o novo prêmio. "Nunca imaginei que voltaria para este prêmio", disse.

Argo ainda levou os prêmios de Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado. Do diretor Steven Spielberg, Lincoln concorria em 12 categorias, mas faturou apenas duas: Melhor Direção de Arte e Melhor Ator, com Daniel Day Lewis no papel do ex-presidente norte-ameriano. Com quatro estatuetas (Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Efeito Especial e Melhor Trilha Sonora Original), As Aventuras de Pi foi o filme que conquistou o maior número de Oscars na cerimônia deste ano.

Jennifer Lawrence foi a premiada na categoria de Melhor Atriz pelo papel no longa O Lado Bom da Vida. Com apenas 22 anos, ela também recebeu o Globo de Ouro, o Independent Spirit e o SAG Awards pelo mesmo trabalho. Ao se levantar para receber sua estatueta, Jennifer se atrapalhou com o volume de seu vestido e caiu na escada que dava acesso ao palco. Sem se constranger, ela falou ao microfone: "sei que vocês se levantaram para me aplaudir apenas porque se sentiram mal por eu ter caído".

O ator Christoph Waltz levou o primeiro Oscar entregue na noite deste domingo (24), o de Melhor Ator Coadjuvante. Waltz atuou no longa Django Livre, dirigido por Quentin Tarantino e agradeceu a ele pela oportunidade, chamando-o de "herói". Esta foi a segunda parceria do ator com Tarantino, a anterior, em Bastardos Inglórios (2009), também lhe rendeu o Oscar na mesma categoria.

Confirmando as expectativas, Anne Hathaway recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Os Miseráveis. "Tornou-se realidade", ela disse, enquanto olhava para a estatueta em suas mãos. Emocionada, agradeceu à Academia pela indicação ao lado de tantas estrelas, "que são minha inspiração" e dedicou o prêmio ao marido, o também ator Adam Shulman: "o momento mais importante da minha vida foi quando você surgiu para mim".

Também como era esperado, a cantora Adele recebeu o Oscar de Melhor Canção Original por Skyfall, do longa 007 - Operação Skyfall. Durante a cerimônia, ela apresentou a música e recebeu os aplausos entusiasmados da plateia. 

Outro destaque da noite foi o prêmio de Melhor Filme em língua estrangeira para o austríaco Amor, do cineasta Michael Haneke, também indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Um curiosidade do Oscar 2013 foi o registro de um empate na categoria de Melhor Edição de Som. 007 - Operação Skyfall e A Hora Mais Escura receberam estatuetas pelo quesito e ficaram marcados como os longas que protagonizaram o terceiro empate da história dos Academy Awards. Este foi o sexto empate nos 85 anos de história do Oscar.

Apresentando a cerimônia, Seth MacFarlane, famoso por ser o diretor de Ted e criador da série de animação Family Guy, brincou durante toda a noite quando chamava algum vencedor ao palco: "vocês recebem prêmios por seus trabalhos e os meus estão apenas nas prateleiras de supermercados".

Confira abaixo todos vencedores das das 24 categorias:
Melhor Filme: Argo
Melhor Diretor: Ang Lee, por As Aventuras de Pi
Melhor Ator: Daniel Day-Lewis, por Lincoln
Melhor Atriz: Jennifer Lawrence, por O Lado Bom da Vida
Melhor Ator Coadjuvante: Christoph Waltz, por Django Livre
Melhor Atriz Coadjuvante: Anne Hathaway, por Os Miseráveis
Melhor Filme em Língua Estrangeira: Amor (Áustria)
Melhor Filme em Animação: Valente
Melhor Documentário (longa-metragem): Searching for Sugar Man
Melhor Roteiro Adaptado: Argo
Melhor Roteiro Original: Django Livre
Melhor Fotografia: As Aventuras de Pi
Melhor Direção de Arte: Lincoln
Melhor Figurino: Anna Karenina
Melhor Maquiagem: Os Miseráveis
Melhor Edição: Argo
Melhor Edição de Som: 007 - Operação Skyfall e A Hora Mais Escura
Melhor Mixagem de Som: Os Miseráveis
Melhor Efeito Especial: As Aventuras de Pi
Melhor Trilha Sonora Original: As Aventuras de Pi
Melhor Canção Original: Skyfall, de 007- Operação Skyfall
Melhor Documentário (curta-metragem): Inocente
Melhor Curta-Metragem: Curfew
Melhor Curta-Metragem de Animação: Paperman

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade