> Diversão > Cinema e DVD  > Oscar 2004
  Sites relacionados
Cinema
Diversão
Gente & TV
Globo de Ouro

Oscar 2004
Quarta, 28 de janeiro de 2004, 14h25 
Ken Watanabe é o 1º japonês no Oscar em 40 anos
 
AP
O ator Ken Watanabe também foi indicado ao Globo de Ouro
O ator Ken Watanabe também foi indicado ao Globo de Ouro
Saiba mais
» O Último Samurai em japonês faz sucesso no Brasil
» 'O Último Samurai' continua no topo no Brasil
Multimídia
Áudio e vídeo
» Assista ao trailer de O Último Samurai
 Últimas de Oscar 2004
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O ator japonês Ken Watanabe, conhecido principalmente por representar guerreiros samurais, já conquistou a maior vitória de sua vida quando derrotou a leucemia. Hoje, dez anos depois dessa vitória, ele se tornou o primeiro japonês em quase 40 anos a ser indicado para um Oscar.

Na terça-feira, Watanabe se tornou um dos cinco candidatos ao Oscar de melhor ator coadjuvante, por seu trabalho no papel do guerreiro Katsumoto em O Último Samurai, estrelado por Tom Cruise - que não ganhou nenhuma indicação.

"Eu estava deitado, olhando para o espaço, quando foi entregue o envelope com a notícia de minha indicação", disse Watanabe em entrevista coletiva concedida na quarta-feira em Los Angeles, onde compareceu à cerimônia do Globo de Ouro. "É como um sonho."

O reconhecimento internacional chegou para o ator, de 44 anos, depois de ele vencer uma batalha ainda mais crucial. Em 1989 ele recebeu diagnóstico de leucemia. Passou vários anos entrando e saindo de hospitais e sofrendo pelo menos uma recaída, até recuperar-se da doença. "Este não é o início do desespero", disse Watanabe, magro e pálido, em coletiva de imprensa em 1994. "Acho que, na realidade, haverá uma mudança positiva e estou certo de que conseguirei me recuperar o suficiente para poder trabalhar e voltar a me colocar diante de vocês." Olhando para o musculoso Watanabe no papel de Katsumoto, o samurai rebelde que treina o personagem de Tom Cruise, Nathan Algren, ensinando a ele as tradições guerreiras do Japão, é difícil imaginar que ele já possa ter estado doente.

Em várias lutas de espada duríssimas, o ator, que mede 1,87 metro, se vira com rapidez de relâmpago para derrotar seus adversários. O filme não foi universalmente bem recebido, mas muitos críticos fizeram menções favoráveis à atuação de Watanabe. "O filme realmente pertence ao personagem-título, o poeta e guerreiro Katsumoto", disse um fã num site. "Watanabe dominou totalmente nesse papel."

Nascido na região nevada de Niigata, filho de professores - seu pai era especialista na caligrafia tradicional japonesa -, Watanabe começou a atuar no palco, numa trupe de teatro de Tóquio, antes de passar a fazer televisão e cinema.

Na internet, alguns biógrafos não oficiais do ator dizem que Watanabe vive uma vida simples, com poucos bens materiais, pratica caligrafia e é um cozinheiro de talento, que aprendeu a fazer sushi para representar o papel de chef.

Recentemente o cinema japonês vem conquistando espaço no cenário internacional. A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki, ganhou o Oscar de melhor filme animado no ano passado. Mas o último ator japonês a ser indicado ao Oscar foi Makoto Iwamatsu, em 1967.

Este ano, Twilight Samurai, de Yoji Yamada, é um dos indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2010,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade