> Diversão > Cinema e DVD  > Oscar 2004
  Sites relacionados
Cinema
Diversão
Gente & TV
Globo de Ouro

Oscar 2004
Quarta, 25 de fevereiro de 2004, 10h18 
Gafes já roubaram a cena no palco do Oscar
 
AP
Steven Spielberg contratou equipe de filmagem para registrar sua reação ao vencer o Oscar por  Tubarão
Steven Spielberg contratou equipe de filmagem para registrar sua reação ao vencer o Oscar por Tubarão
Galeria de fotos
» Gafes no Oscar
 Últimas de Oscar 2004
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Atire a primeira pedra quem nunca cometeu uma gafe! Mas imagine cometer uma no palco de um dos eventos mais vistos, ao vivo, no mundo todo. Sim, muitas pessoas já pisaram na bola em plena cerimônia do Oscar. E não é de hoje que os desatentos povoam a festa mais importante do cinema norte-americano.

Em 1934, Will Rogers protagonizou uma das maiores saias-justas do Oscar. Ao anunciar o prêmio de melhor direção, ele apenas disse: "Venha buscá-lo, Frank". Frank Capra, que concorria por Dama por um Dia se levantou sorridente e foi até o palco. O problema é que o "Frank" em questão não era ele, e sim Frank Lloyd, agraciado pelo filme Cavalgada. O momento poderia ter sido apenas uma gafe, mas marcou a vida de Capra para sempre. Em sua autobiografia, o diretor escreveu: "Foi a mais longa, triste e difícil caminhada da minha vida."

Musas do cinema também pisam na bola. Rita Hayworth nunca disputou um Oscar, mas sempre marcou presença nas festas de premiação, inclusive como apresentadora. Em 1964, a atriz anunciou o vencedor na categoria "melhor diretor". Míope, ela se viu em apuros ao ter que ler o nome do vencedor em letras tão pequenas. Por causa da sua deficiência visual, Hayworth chamou o vencedor - Tony Richardson, por As Aventuras de Tom Jones - de Donny. O diretor não estava presente, o que amenizou a gafe da atriz.

Excesso de confiança no próprio "taco" também gera gafes das boas. Em 1976, Steven Spielberg tinha tanta certeza de que seria premiado por Tubarão que contratou uma equipe de filmagens para fazer imagens da sua reação ao ser anunciado como o vencedor. O problema é que o vencedor daquele ano foi Milos Forman, por Um Estranho no Ninho. Spielberg, por sua vez, nem disfarçou a decepção: na frente de todos, colocou as mãos na cabeça e soltou um "não acredito".

Quem também se deu mal por causa do excesso de autoconfiança foi Humphrey Bogart. O galã era um dos favoritos no Oscar de 1943 por seu papel em Casablanca. A aposta nele fez com que Bogart ignorasse o nome do verdadeiro vencedor, Paul Lukas, por Horas de Tormenta, e se levantasse para receber o prêmio. Ao cair na real, Bogart disfarçou e permaneceu de pé, aplaudindo o vencedor. Detalhe: todos os demais estavam aplaudindo Lukas sentados em suas cadeiras.

Em 1952 teve gente caindo por causa da empolgação. Shelley Winters, que disputava o Oscar por Um Lugar ao Sol, nem esperou o apresentador Ronald Colman dizer o nome da atriz vencedora e já foi se dirigindo ao palco. Ao notar que a vencedora havia sido Vivien Leigh, por Uma Rua Chamada Pecado, o ator italiano Vittorio Gasman, marido de Winters, puxou a mulher de uma vez. Resultado: ele tentou evitar uma gafe e causou outra, já que os dois caíram no chão.

Na dúvida, tem gente que prefere se fazer de surdo mesmo. Em 1934, o comediante Will Rogers quis fazer uma "gracinha" e chamou como vencedoras do Oscar de melhor atriz, simultaneamente, May Robinson e Diana Wynyard. As duas, confusas, permaneceram sentadas nos seus lugares. Depois Rogers riu e disse que a vencedora "de verdade" era Katharine Hepburn, por sua atuação em Manhã de Glória.

Mais que uma gafe Woody Allen teve uma atitude um tanto quanto ¿blasé¿ em 1978. Concorrendo por Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, o diretor e ator não foi à cerimônia de entrega das estatuetas, em Los Angeles, alegando que tinha um compromisso inadiável em Nova York. O compromisso era uma apresentação da sua banda de jazz, os Ragtime Rascals, no Michael's Pub em Manhattan. "Ganhar um Oscar não significa nada para mim. Quando você vê quem ganha e quem não ganha, pode perceber a falta de sentido do Oscar", disse Allen, que, ironicamente, foi o vencedor naquele ano.
 

Redação Terra
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2010,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade