> Diversão > Cinema  > Oscar 2005
  Sites relacionados
Cinema
Diversão
Gente & TV
Globo de Ouro

  Fale Conosco
Participe e envie suas sugestões aqui!

  Boletim
Receba as novidades em seu e-mail

Oscar 2005
Sexta, 25 de fevereiro de 2005, 10h47  Atualizada às 11h31
"É um desrespeito ao Drexler", diz Walter Salles
 
AP
Walter Salles: é um desrespeito ao autor de  Al otro lado del río
Walter Salles: "é um desrespeito ao autor de Al otro lado del río"
 Últimas de Oscar 2005
» Morre o diretor de "Rambo"
» Academia processa quem vendeu ingressos do Oscar
» Amenábar elogia "a coragem" de Hollywood
» "DiCaprio trabalhou melhor que Foxx", diz Gisele
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O cineasta Walter Salles divulgou na manhã desta sexta-feira um manifesto contra a decisão da Academia em colocar o ator Antonio Banderas e o guitarrista Santana para interpretar a canção Al Otro Lado del Rio - indicada ao prêmio - ao invés do autor da música, o uruguaio Jorge Drexler.

Eleja o vencedor!
"Preferiria que eu próprio cantasse", diz Drexler
Lista dos indicados

Na tarde desta quinta-feira, uma carta em espanhol circulou na Internet com declarações da equipe de produção do filme Diário de Motocicleta.

"Considero um desrespeito ao autor de Al Otro Lado del Río, tem um caráter impositivo e ignora a diversidade cultural que existe na América Latina", disse Salles. Leia a seguir a íntegra do comunicado:

Walter Salles
"A motocicleta continua na estrada, e a equipe do filme está feliz com o que vem acontecendo com Diários nessas últimas semanas. O Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro da crítica londrina, os dois prêmios ganhos no BAFTA, o de Melhor Filme não falado em inglês e de Melhor Música, além do prêmio Goya para o roteirista José Rivera.

Nessa sexta, José Rivera e Jorge Drexler recebem mais dois prêmios em Los Angeles. No sábado, o filme concorre ao Le César de Melhor Filme Estrangeiro na França e a três Independent Spirit Awards. <

E mais importante do que os mais de 40 prêmios ou indicações, Diários chega agora aos 10 milhões de espectadores. É muito mais do que poderíamos esperar.

No domingo, o filme concorre a dois Oscar. Para a equipe do filme, o fato de que um filme com a temática de "Diários" tenha sido indicado em um ano tão conservador quanto esse nos Estados Unidos já é, em si, um prêmio.

Pode-se também dizer que a trajetória do filme mostra claramente como, na geopolítica cinematográfica contemporânea, a Europa é hoje muito mais permeável ao cinema feito na América Latina do que os Estados Unidos.

Ainda em relação à cerimônia de domingo, considero que a decisão de não deixar que Jorge Drexler interprete a canção que ele próprio criou e cantou no filme é um desrespeito ao autor de Al otro lado del río, tem um caráter impositivo e ignora a diversidade cultural que existe na América Latina.

Por outro lado, é necessário deixar claro que esse problema não foi criado pela Academia, que indicou pela primeira vez uma canção em espanhol para concorrer ao Oscar, e sim pelo produtor do show de TV que vai transmitir a entrega dos prêmios.

É também importante ressaltar que Antonio Banderas, que vai cantar a música no domingo, agiu de forma extremamente ética e correta com Jorge Drexler.

Estive pessoalmente com Antonio Banderas e ele me disse que faria todo o possível para interpretar a canção dentro do espírito do filme. Banderas tem o apoio de Drexler e o meu. Já o produtor do show, não.

A trajetória de Diários de Motocicleta não se encerra nas premiações desse final de semana. O filme estreará em mais 20 países até meados do ano. Vários festivais também exibirão Diários nos próximos meses, o último deles sendo o de Karlovy-Vary, em julho."

Da Equipe e Amigos de Diários de Motocicleta
"Diários de Motocicleta é um projeto que demorou cinco anos para se tornar realidade. Durante esse período, atores e técnicos vindos principalmente da Argentina, Chile, Peru, México, Uruguai e Brasil compartilharam o sonho coletivo de explorar as raízes de nosso continente.

Produzido de forma independente pela companhia de Robert Redford, a South Fork, Diários de Motocicleta é baseado nos diários escritos por dois jovens argentinos, Ernesto Guevara de la Serna e Alberto Granado, em sua primeira viagem através da America do Sul.

Diários de Motocicleta já foi visto por cerca de 10 milhões de espectadores em todo o mundo. O filme recebeu mais de 40 prêmios e/ou indicações internacionais, incluindo sete indicações ao BAFTA , assim como indicações para o César francês e o prêmio Goya, da Espanha, e duas indicações para o Oscar. Recentemente, Diários ganhou o Goya de Melhor Roteiro Adaptado, o Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro da Associação de Críticos de Londres e dois prêmios no BAFTA, de Melhor Filme em língua não inglesa e Melhor Música.

Uma das indicações ao Oscar foi dada a canção do filme, Al Otro Lado Del Río. Composta e interpretada por um brilhante artista uruguaio, Jorge Drexler, a música fala das escolhas éticas e morais que o jovem Ernesto Guevara fez ao se confrontar com as desigualdades políticas e sociais da América do Sul.

Essa é a primeira vez que uma canção escrita e interpretada em espanhol foi indicada para um Oscar. No entanto, para nossa grande surpresa, fomos recentemente informados de que Jorge Drexler não seria convidado a interpretar a canção que ele criou e interpretou para Diários de Motocicleta. Essa decisão foi tomada de maneira unilateral pelos produtores de TV do show do Oscar, e a sua substituição foi implementada sem uma consulta prévia ao artista que criou Al Otro Lado Del Rio.

Nós, que estivemos tão intensamente envolvidos com a criação e realização de Diários de Motocicleta, gostaríamos de expressar nossa insatisfação com o que parece ser eticamente inaceitável para nós. A decisão que nos está sendo imposta não é somente desrespeitosa com o artista como autor. Ela também demonstra um completo desinteresse pelas diversas matizes culturais que existem em nosso continente.

No processo de realização deste filme, fomos percebendo que a ignorância em relação à quem somos e de onde viemos está na base de muitos de nossos problemas estruturais. A forma como a nossa cultura é continuamente mal representada fora das nossas fronteiras é parte dessa equação. Ao tomar uma decisão baseada nos valores de mercado, sem nenhum respeito às especificidades culturais em jogo, os produtores do show de TV levaram deliberadamente, ou inadvertidamente, - essa representação equivocada um degrau além. Ao fazerem isso, demonstraram desrespeito pela natureza do trabalho de Drexler, por sua voz e o que ela representa.

Diários de Motocicleta é sobre aquilo que nos distingue, e não sobre aquilo que nos trivializa. É irônico que um dos aspectos artísticos do filme esteja sendo desrespeitado no mesmo momento em que estaria sendo supostamente honrado. Nós que estivemos e estamos, direta ou indiretamente, envolvidos com este filme refutamos essa decisão.

Finalmente, gostaríamos de ressaltar que Antonio Banderas, a quem caberá finalmente interpretar a canção, sempre se portou de forma extremamente ética conosco, e mais especificamente com Jorge Drexler."
 

Redação Terra
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2012,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade