> Diversão > Cinema  > Oscar 2005
  Sites relacionados
Cinema
Diversão
Gente & TV
Globo de Ouro

  Fale Conosco
Participe e envie suas sugestões aqui!

  Boletim
Receba as novidades em seu e-mail

Oscar 2005
Segunda, 28 de fevereiro de 2005, 01h09  Atualizada às 07h34
"Diários" leva melhor música e compositor se vinga
 
AP
A canção do uruguaio Jorge Drexler,  Al Otro Lado Del Río , venceu na categoria melhor música
A canção do uruguaio Jorge Drexler, Al Otro Lado Del Río, venceu na categoria melhor música
Saiba mais
» Confira a lista dos vencedores do Oscar 2005
Galeria de fotos
» Os vencedores
» As musas do Oscar 2005
» Os musos do Oscar 2005
» Gisele Bündchen acompanha DiCaprio
» Os apresentadores do Oscar
» Beyoncé canta no Oscar 2005
» Famosos no tapete vermelho
Sites relacionados
No terra
» Assista aos trailers
» OPINE: você concorda com o resultado?
 Últimas de Oscar 2005
» Morre o diretor de "Rambo"
» Academia processa quem vendeu ingressos do Oscar
» Amenábar elogia "a coragem" de Hollywood
» "DiCaprio trabalhou melhor que Foxx", diz Gisele
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O cantor uruguaio Jorge Drexler ganhou neste domingo o Oscar de melhor canção original pela música Al Otro Lado del Río, presente no filme Diários de Motocicleta, do diretor brasileiro Walter Salles. Esta é a primeira vez que a Academia indica e premia uma canção espanhola.

Drexler dedica o Oscar de melhor canção a Walter Salles

As outras canções eram Accidentally in Love (Shrek 2); Believe (O expresso polar), Learn to Be Lonely (O fantasma da ópera) e Vois Sur Ton Chemin (A Voz do Coração).

Ao receber a estatueta, Drexler se limitou, em seu discurso, a cantar sua canção, a primeira em língua espanhola a ser premiada com um Oscar.

Uma decisão dos produtores de televisão encarregados de retransmitir a cerimônia desta 77ª edição dos Oscar fez com que a dupla Carlos Santana e Antonio Banderas interpretasse a canção ao vivo, ao invés de Drexler.

Em protesto pela decisão, o ator mexicano Gael García Bernal, que seria o encarregado de apresentar o Oscar nesta categoria, negou-se a assistir a cerimônia.

Segundo Walter Salles, diretor de Diários de Motocicleta, foi uma "decisão unilateral dos produtores de televisão (encarregados) da emissão do Oscar".

"Gostaríamos de expressar nossa profunda insatisfação por aquilo que nos parece não só eticamente mas também esteticamente inaceitável", afirma Salles em um manifesto divulgado à imprensa.

O produtor da cerimônia dos Oscar, Gil Cates, aceitou na sexta-feira a responsabilidade pela mudança de artistas no palco, mas defendeu sua escolha como a melhor decisão artística.

A atriz mexicana Salma Hayek se encarregou de apresentar a interpretação de Al Otro Lado del Río feita por Santana e Banderas.

Hayek, que descreveu a canção de Drexler como "maravilhosa", traduziu inclusive algumas estrofes ao inglês, para que sua audiência pudesse desfrutar ainda mais a canção.
 

EFE

Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2012,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade