> Diversão > Cinema e DVD  > Oscar 2005
  Sites relacionados
Cinema
Diversão
Gente & TV
Globo de Ouro

  Fale Conosco
Participe e envie suas sugestões aqui!

  Boletim
Receba as novidades em seu e-mail

Oscar 2005
Segunda, 28 de fevereiro de 2005, 01h40  Atualizada às 02h31
"Menina de Ouro" leva os principais prêmios
 
AP
Hilary Swank venceu na categoria atriz, por sua atuação em  Menina de Ouro
Hilary Swank venceu na categoria atriz, por sua atuação em Menina de Ouro
Saiba mais
» Confira a lista dos vencedores do Oscar 2005
Galeria de fotos
» Os vencedores
» As musas do Oscar 2005
» Os musos do Oscar 2005
» Gisele Bündchen acompanha DiCaprio
» Os apresentadores do Oscar
» Beyoncé canta no Oscar 2005
» Famosos no tapete vermelho
Sites relacionados
No terra
» Assista aos trailers
» OPINE: você concorda com o resultado?
 Últimas de Oscar 2005
» Morre o diretor de "Rambo"
» Academia processa quem vendeu ingressos do Oscar
» Amenábar elogia "a coragem" de Hollywood
» "DiCaprio trabalhou melhor que Foxx", diz Gisele
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O Aviador levou cinco prêmios, contra os quatro de Menina de Ouro, mas o filme de Clint Eastwood acabou sendo consagrado com as principais estatuetas da noite.

Confira a lista dos vencedores!
Opine: você concorda com o resultado do Oscar?

Menina de Ouro "nocauteou" os concorrentes nas seguintes categorias: filme, diretor (Clint Eastwood), atriz (Hilary Swank) e ator coadjuvante (Morgan Freeman).

Morgan Freeman foi o primeiro negro da noite a receber o seu Oscar. Jamie Foxx, por sua atuação em Ray, levou a estatueta de melhor ator, a mais previsível desta edição. O ator foi às lágrimas ao citar a sua avó, já morta, que, segundo ele, foi quem o ensinou a interpretar. "Se eu tivesse perdido esse Oscar, ela teria me dado uma surra", disse.

Hilary Swank, já premiada com um Oscar em 2000, por Meninos Não Choram, levou seu segundo prêmio por Menina de Ouro. "Sou apenas uma menina do interior. O que fiz para merecer isso duas vezes?", falou a atriz.

O Aviador não deu a Martin Scorsese o seu tão esperado Oscar. O diretor já disputou cinco vezes - contando com a edição de 2005 - e nunca foi premiado. Já Clint Eastwood, o vencedor da noite, levou para casa sua segunda estatueta: ele já foi consagrado por Os Imperdoáveis, de 1993.

O filme de Scorsese levou cinco prêmios, sendo que o principal foi para Cate Blanchett, na categoria atriz coadjuvante. Os demais foram para direção de arte, figurino, edição e fotografia.

Surpresas da noite
A primeira grande surpresa da noite aconteceu no anúncio do nono prêmio da noite. Sideways - Entre Umas e Outras levou o Oscar de roteiro adaptado, deixando para trás os favoritos Menina de Ouro e, em menor escala, Antes do Pôr-do-Sol e Em Busca da Terra do Nunca.

A segunda surpresa emocionou a platéia. A música Al Otro Lado del Río (Diários de Motocicleta), do uruguaio Jorge Drexler, levou o Oscar de melhor canção. O compositor, que não foi convidado para interpretar sua música, estava na platéia, mas foi substituído no palco por Antônio Banderas e Carlos Santana. Ao subir, Drexler agradeceu cantando sua música e foi bastante aplaudido.

Enquanto a noite teve algumas surpresas, o prêmio de Mar Adentro era esperado. O longa espanhol levou o Oscar de filme estrangeiro. Na platéia, um dos mais empolgados com a premiação era Antonio Banderas, que aplaudiu bastante.

Polêmica
O apresentador Chris Rock fez uma atuação discreta, mas conseguiu criar uma polêmica. Logo no começo da cerimônia, ele fez uma brincadeira com Jude Law, lembrando que o ator está em "todos os filmes". "Se ele não faz o filme, seu nome aparece nos créditos mesmo assim", disparou Rock.

Mais incisivo, o apresentador chegou a dizer que "se você não tem Tom Cruise, espere um pouco. Não faça o filme com Jude Law".

Ao entrar no palco para entregar o Oscar de melhor atriz, Sean Penn, antes de anunciar as indicadas, defendeu Jude Law, com ar sério. "Queria pedir desculpa ao apresentador, mas Jude Law é talentosíssimo, um dos grandes atores dessa geração. Ele não merecia esse comentário", afirmou o ator, vencedor do Oscar de melhor ator em 2004.
 

Redação Terra
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2010,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade