80º Oscar

› Diversão › Cinema e DVD › 80º Oscar

80º Oscar

Terça, 19 de fevereiro de 2008, 13h49

Disputa por Oscars de ator e atriz esquenta em momento decisivo


Os britânicos Daniel Day-Lewis e Julie Christie eram vistos durante várias semanas como apostas certas para ganhar os cobiçados Oscars de Melhor Ator e Atriz deste ano, mas agora, faltando poucos dias para a cerimônia de gala do domingo, o clima é de incerteza.

» Veja a lista de indicados
» Bolão Oscar 2008: eleja os vencedores

Hollywood gosta de provocar surpresas na noite mais importante do cinema mundial, e críticos acham que o popular George Clooney e a pouco conhecida francesa Marion Cotillard fariam bem em preparar seus discursos de vitória.

Day-Lewis, 50 anos, é um ator conhecido por preparar-se longamente para seus papéis e é muito admirado pelos eleitores da Academia. Ele já recebeu um Oscar por Meu Pé Esquerdo, em 1989, e foi indicado duas outras vezes, por Em Nome do Pai e Gangues de Nova York.

Nesta temporada, ele já recebeu vários prêmios pelo papel de explorador petrolífero sádico e ganancioso do início do século 20 em Sangue Negro.

Mas as opiniões se dividem quanto ao filme em si, e os eleitores do Oscar preferem personagens inspiradores a vilões. "George Clooney nunca foi indicado como ator principal, e em Conduta de Risco ele faz um herói que se regenera", observou o colunista Tom O'Neil, do www.TheEnvelope.com.

Os outros indicados à estatueta de Melhor Ator são Johnny Depp (Sweeney Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet), Tommy Lee Jones (No Vale das Sombras) e Viggo Mortenson (Senhores do Crime).

Julie Christie, 66 anos, vem sendo universalmente aclamada pelo papel de doente de Alzheimer em Longe Dela, que já lhe deu o Globo de Ouro de Melhor Atriz dramática.

"É um bom filme que trata de um problema social relevante de modo realista, e as pessoas sempre dizem que faltam bons papéis para mulheres de uma certa idade", comentou Emanuel Levy, autor de All About Oscar.

Mas Marion Cotillard recebeu o prêmio britânico Bafta há poucos dias pelo papel de Edith Piaf em Piaf - Um Hino ao Amor, além do Globo de Ouro de melhor atriz de comédia ou musical.

E os eleitores do Oscar costumam dar preferência às mulheres jovens. Nos últimos 15 anos, apenas duas atrizes com mais de 50 anos foram premiadas - uma delas a vencedora do ano passado, Helen Mirren. Cotillard tem 32 anos.

A novata Ellen Page, que faz uma teen grávida e irônica na comédia Juno, pode surpreender, e Laura Linney (A Família Savage) e Cate Blanchett (Elizabeth - A Era de Ouro) completam o rol das indicadas.

Reuters

Busque outras notícias no Terra