80º Oscar

› Diversão › Cinema e DVD › 80º Oscar

80º Oscar

Quarta, 20 de fevereiro de 2008, 13h50

Oscar 2008 celebra filmes autorais e de temática violenta



O sangrento thriller Onde Os Fracos Não Têm Vez (No Country For Old Men) e o épico do mundo da prospecção de petróleo Sangue Negro (There Will Be Blood) chegam à 80ª edição do Oscar como favoritos e sem poupar os espectadores de cenas violentas, mas não estão sozinhos: nessa lista entram ainda o Mal de Alzheimer, gravidez indesejada, traições e tentativas de reparação.

» Veja a lista de indicados
» Bolão Oscar 2008: eleja os vencedores

Onde os Fracos, filme dos irmãos Ethan e Joel Coen, concorre em oito categorias, assim como Sangue Negro, do diretor Paul Thomas Anderson.

Estes dois longas-metragens disputam a estatueta de Melhor Filme da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas com o drama britânico Desejo e Reparação (Atonement), o drama jurídico Conduta de Risco (Michael Clayton) e Juno, o único que impõe um tom de comédia na principal categoria do Oscar.

"Depois de Os Infiltrados, de Martin Scorsese, ter conquistado o principal Oscar em 2007, este será o segundo ano consecutivo em que o vencedor de Melhor Filme estará apontando com armas, pronto para atirar", afirmou Tom O'Neil, analista do site The Envelope.

Atores, técnicos e diretores destas histórias obscuras e tragicômicas, que não conquistaram as bilheterias americanas, mas receberam a aclamação da crítica, desfilarão no tapete vermelho no dia 24 de fevereiro no Teatro Kodak de Hollywood.

Nas categorias de interpretação, a australiana Cate Blanchett é o destaque com duas indicações, como Melhor Atriz por seu papel em Elizabeth: A Era de Ouro (Elizabeth: The Golden Age) e Melhor Atriz coadjuvante por sua performance de Bob Dylan em Não Estou Lá (I'm Not There), pelo qual é favorita.

Blanchett, que recebeu o Oscar de coadjuvante em 2005 por O Aviador, já havia sido indicada em 1999 por Elizabeth.

Suas adversárias são a veterana britânica Julie Christie por sua performance como uma mulher com Alzheimer em Longe Dela (Away from Her), a francesa Marion Cotillard, que interpreta Edith Piaf em Piaf - Um Hino ao Amor (La Vie En Rose), a americana Laura Linney por A Família Savage (The Savages) e a canadense Ellen Page, de 20 anos, protagonista de Juno.

Entre os atores principais, o britânico Daniel Day-Lewis é o favorito por seu papel de obsessivo prospector de petróleo em Sangue Negro e concorrerá com colegas que já foram indicados: George Clooney por Conduta de Risco, Johnny Depp por Sweeney Todd-O barbeiro demoníaco da Rua Fleet e Tommy Lee Jones por No Vale das Sombras (In The Valley of Elah).

Apenas Viggo Mortensen, por Senhores do Crime (Eastern Promises), foi indicado pela primeira vez.

Entre os coadjuvantes o destaque fica por conta do espanhol Javier Bardem, que conquistou todos os prêmios da temporada por seu papel de assassino psicopata em Onde os Fracos.

A disputa de melhor diretor será entre os irmãos Coen, Paul Thomas Anderson, Jason Reitman (Juno), Tony Gilroy (Conduta de Risco) e Julian Schnabel (O Escafandro e a Borboleta).

Na catetoria de filmes em língua estrangeira concorrem longas do Cazaquistão, Israel, Áustria, Polônia e Rússia. O brasileiro O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias ficou de fora da festa.

Entre os documentários aparecem muitos filmes sobre as guerras no Iraque e Afeganistão. Também volta o polêmico Michael Moore - vencedor do Oscar em 2003 por Tiros em Columbine -, com Sicko, uma denúncia sobre a situação do sistema de saúde americano.

A festa do Oscar começou a ser preparada efetivamente há menos de uma semana, dias depois do fim da longa greve dos roteiristas de Hollywood, que obrigou a suspensão dos Globos de Ouro em janeiro. O apresentador será o humorista Jon Stewart pela segunda vez em três anos.

AFP

Busque outras notícias no Terra