80º Oscar

› Diversão › Cinema › 80º Oscar

80º Oscar

Quarta, 20 de fevereiro de 2008, 13h51

Oscar: limusines 'verdes' serão destaque no tapete vermelho



"Não posso fornecer nomes", afirma Y Fray, a pioneira do negócio de limusines ecológicas sem se dar conta que, nos quadros na paredes atrás dela, a informação não é tão sigilosa: lá estão inscritos os nomes de seus ilustres clientes de Hollywood que decidiram chegar em automóveis "verdes" à cerimônia de entrega do Oscar.

Na entrega dos prêmios no ano passado, Fray conduziu o vencedor do Oscar de Melhor Ator, Forest Whitaker, o ex-vice-presidente Al Gore e o novo rosto da luta em favor do meio-ambiente, Leonardo DiCaprio.

"Leo é um cliente freqüente", explicou esta mulher de 50 anos, que há três anos montou seu negócio "Eco-Limo", empresa pioneira no aluguel de limusines movidas à energia alternativa na Califórnia (oeste dos Estados Unidos).

Com um capital muito baixo, comprou um veículo Prius usado, o popular modelo híbrido da Toyota, que funciona com gasolina e eletricidade.

Apesar de não ser tão espaçoso e "bonito" como os carros de luxo preferidos pelas estrelas, consome apenas cinco litros de gasolina para cada 100km, ou seja um terço do Lincoln "Town Car", esse automóvel interminável e negro hoje associado aos atores pouco ecológicos.

"Desde então, não paramos de crescer", admite esta empresária com visão "verde" que em três anos abriu filiais em São Francisco e Washington, fazendo uma média de entre 700 a 900 viagens por mês.

O Prius é o modelo mais comum na frota Eco-Limo, mas também há Mercedes e inclusive um 4x4 Ford que anda à base de biocombustível. Antes de iniciar o negócio, Fray teve que lutar contra o ceticismo, já que o caráter ecológico de sua iniciativa parecia não ser compatível com este setor associado ao esbanjamento de dinheiro, luxo e combustível.

"Mas algumas empresas que riam de nós no início não riem mais hoje em dia e tentam competir com a Eco-Limo", contou após afirmar que oferece um serviço pelo qual cobra preços similares aos de seus concorrentes.

De fato, o número de veículos de transporte de luxo movidos a energia alternativa em Los Angeles "aumentou provavelmente 300% no ano passado", segundo estimou Alan Shandeling, presidente da Associação de Veículos de Aluguel da Califórnia. De acordo com ele, cerca de cinqüenta automóveis em cada 2 mil usados pelo setor nesta megalópole são "verdes".

E embora tenham sido estrelas como Cameron Diaz e DiCaprio a lançar esta tendência, não são as estrelas de Hollywood que enchem sua lista de clientes, disse Fray. Várias empresas, entre elas bancos e empresas da internet, são as que mais solicitam este tipo de transporte para seus executivos.

Agora o setor pode se gabar de ter consolidado esta tendência. "Há pessoas que querem rodar (nestes carros) o tempo todo", disse Shandeling.

"Tornou-se algo bastante comum, uma verdadeira loucura", confirmou Elizabeth Snead, que cobre as premiações hollywoodianas para a seção especializada do Los Angeles Times, The Envelope.

"É ótimo que as estrelas passem a mensagem. Mas poderíamos nos perguntar até que ponto estão em jogo as aparências ou um verdadeiro compromisso com a causa. Como tudo em Hollywood, não se pode crer no que se vê e lê", advertiu esta especialista no mundo das falsas aparências em que se vive na capital do entretenimento norte-americano.

AFP

Busque outras notícias no Terra