80º Oscar

› Diversão › Cinema e DVD › 80º Oscar

80º Oscar

Quarta, 20 de fevereiro de 2008, 20h05 Atualizada às 07h59

Público quer Oscar para 'Juno', diz pesquisa E-Poll/Reuters



Se coubesse ao público dos Estados Unidos escolher o Oscar de Melhor Filme, no domingo, a comédia Juno ofuscaria os favoritos Onde os Fracos Não Têm Vez e Sangue Negro, segundo pesquisa E-Poll/Reuters.

» Veja a lista de indicados
» Bolão Oscar 2008: eleja os vencedores

A protagonista de Juno, Ellen Page, que interpreta uma adolescente grávida, venceria Cate Blanchett, de Elizabeth - A Era de Ouro, no troféu de Melhor Atriz, enquanto Johny Depp (Sweeney Todd) derrotaria George Clooney (Conduta de Risco) como Melhor Ator.

Julie Christie e Daniel Day-Lewis, supostos favoritos aos prêmios de interpretação por Longe Dela e Sangue Negro, não estão bem cotados entre os freqüentadores dos cinemas, segundo o levantamento da E-Poll Market Research.

Num sinal do descompasso entre o público e a Academia, 72% dos entrevistados disseram que o prêmio de melhor filme é influenciado por críticos e executivos do setor.

Foram ouvidos 1,1 mil adultos entre quinta-feira e sábado. Juno foi apontado como melhor filme por 29% dos entrevistados. Sangue Negro ficou em segundo, com 25%, à frente de Desejo e Reparação, com 20.

Na categoria melhor ator, Johnny Depp lidera com 31% das preferências, quase empatado com Clooney, com 29. O premiado Day-Lewis está em quarto, com 15%.

Os responsáveis pela pesquisa disseram que Depp provavelmente ainda se beneficia da popularidade de seu personagem na série Piratas do Caribe, e que Page parece mais "graciosa" e "pé-no-chão" do que Blanchett, considerada mais "classuda".

O público considera que a Academia escolhe os melhores atores com base principalmente em seu talento (52%), mas que experiência e beleza também contam.

Para a categoria de Ator Coadjuvante, não houve um claro favorito - Javier Bardem (Onde os Fracos Não Têm Vez), Philip Seymour Hoffman (Jogos do Poder) e Hal Holbrook (Na Natureza Selvagem) empataram em 22%. Entre os especialistas, Bardem é o favorito.

Entre as atrizes, Cate Blanchett, que concorre com duas indicações, é a favorita ao prêmio de coadjuvante por sua participação em Não Estou Lá, biografia de Bob Dylan.

Cerca de metade dos entrevistados disseram que devem assistir ao Oscar. O interesse é maior entre as mulheres e na faixa etária dos 35 aos 54 anos. Entre os jovens de 18 a 24 anos, só 38% pretendem ver a cerimônia.

Reuters

Busque outras notícias no Terra