80º Oscar

› Diversão › Cinema e DVD › 80º Oscar

80º Oscar

Sexta, 22 de fevereiro de 2008, 12h03 Atualizada às 13h30

'Juno' pode atropelar os grandes no Oscar 2008



A comédia Juno, a sarcástica crônica de uma gravidez adolescente, emergiu inesperadamente como uma das fortes concorrentes ao Oscar de melhor filme, em meio a dramas adultos repletos de sangue e manipulação.

» Veja o trailer de animação 'Juno'
» Veja a lista de indicados
» Bolão Oscar 2008: eleja os vencedores

Dirigida por Jason Reitman, 30 anos, o longa-metragem com orçamento de US$ 2,5 milhões, uma migalha para padrões hollywoodianos, foi indicado em quatro categorias importantes: filme, diretor, atriz para a protagonista Ellen Page e roteiro original para a ex-stripper Diablo Cody, 29.

O filme segue os nove meses de gravidez de Juno McGuff, uma adolescente de 16 anos que lida com seu caso com pragmatismo, filosofia juvenil e bom humor, todas as características ausentes nos demais indicados a melhor filme.

Onde Os Fracos Não Têm Vez é um relato sangrento que envolve narcotráfico e solidão, Sangue Negro, o relato de uma história de ambição e obsessão no mundo do petróleo no início do século XX, Conduta de Risco, obra que mostra os problemas de dupla moral e remorso de um advogado, e Desejo e Reparação, o destino trágico de dois amantes por causa de uma mentira.

Na categoria de Melhor Atriz, o cenário não é muito diferente: Page, que completou 21 anos na quinta-feira, compete com atrizes que encarnam personagens com mal de Alzheimer como Julie Christie, uma cantora marcada pela tragédia como Marion Cotillard, uma rainha implacável como Cate Blanchett e uma mulher emocionalmente ferida por seu pai na pele de Laura Linney.

Jason Reitman, diretor de Obrigado Por Fumar de 2005, tem como concorrentes os diretores de Onde Os Fracos, Joel e Ethan Coen; Tony Gilroy de Conduta de Risco, Paul Thomas Anderson de Sangue Negro e Julian Schnabel por O Escafandro e a Borboleta, a história de um homem paralisado que consegue se comunicar piscando.

O otimismo de Juno se ampara também na bilheteria, onde conseguiu uma arrecadação excepcional graças à resposta do público: o filme conseguiu até quinta-feira mais de US$ 125 milhões nos Estados Unidos e Canadá depois de 11 semanas em cartaz.

O valor significa o dobro do arrecadado por Onde Os Fracos, o triplo de Conduta de Risco e Desejo e Reparação, e quatro vezes mais que Sangue Negro.

"Em anos nos quais os indicados ao Oscar de Melhor Filme são filmes que não tiveram todo este sucesso na bilheteria, o vencedor tende a ser o filme que conseguiu o maior faturamento", afirma Jeff Bock, da empresa especializada Exhibitor Relations.

"Então neste caso Juno deve ser considerado um filme com boas chances. Porém, Onde Os Fracos continua como o favorito", acrescentou Bock.

Os especialistas não param de destacar as semelhanças entre Juno, Pequena Miss Sunshine e Sideways - Entre Umas e Outras, outros longas de baixo orçamento que foram indicados aos Oscar em 2007 e 2005 respectivamente, mas que não levaram a estatueta de Melhor Filme.

Indicado em cinco categorias, Sideways levou a de melhor roteiro adaptado, enquanto Pequena Miss Sunshine foi premiado com roteiro original e ator coadjuvante.

No entanto, para Lew Harris, editor do site Movies.com, "parece que Juno tem mais possibilidades que Sideways e Pequena Miss Sunshine". "Não se trata apenas de um filme leve, está repleto de atuações estupendas", destacou. " Juno pode ser o azarão que vence, mas as possibilidades de Ellen Page são ainda maiores", prevê Harris.

tq-rcw/fp

AFP

Busque outras notícias no Terra