80º Oscar

› Diversão › Cinema e DVD › 80º Oscar

80º Oscar

Segunda, 25 de fevereiro de 2008, 15h51 Atualizada às 16h31

França ganha três Oscars em Hollywood



A França conquistou três Oscars, entre eles o de Melhor Atriz, na noite deste domingo em Hollywood, um número histórico que mostra, segundo os profissionais, a diversidade e o reconhecimento do cinema francês no exterior, e sobretudo nos Estados Unidos.

» Vote nos melhores do Oscar
» Veja as fotos dos premiados no Oscar
» Confira a lista dos vencedores do 80º Oscar
» Trailer de "Onde Os Fracos Não Têm Vez"

Marion Cotillard, que ganhou o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em Piaf - Um Hino ao Amor", foi a primeira a ser premiada por um papel em francês. Simone Signoret já havia conquistado o Oscar de Melhor Atriz em 1960, mas por um papel em inglês.

"Também é histórico em termos de diversidade", entusiasmou-se Véronique Cayla, diretora-geral do Centro Nacional da Cinematografia (CNC). "O filme sobre a vida de Edith Piaf abriu o caminho para os outros filmes franceses nos Estados Unidos e em outras partes do mundo.

"Le Mozart des pickpockets ganhou o Oscar da melhor curta-metragem, Persépolis concorreu na categoria Animação, e O escafandro e a borboleta concorreu para os Oscars de Direção, Fotografia, Montagem e Roteiro Adaptado", enumerou.

"As pessoas estão começando a perceber que a língua francesa não é mais um obstáculo insuperável para fazer uma carreira internacional, principalmente nos Estados Unidos", afirmou Cayla.

Alain Goldman, produtor de Piaf - Um Hino ao Amor, destacou que seis milhões de pessoas assistiram ao filme em todo o mundo, sendo cinco milhões na França. Goldman também lembrou que seu filme é o terceiro maior sucesso francês da história nos Estados Unidos, ficando apenas atrás de A gaiola das loucas e Amélie Poulain.

AFP

AP
Marion Cotillard venceu o Oscar de Melhor atriz por <i>Piaf - Um Hino ao Amor</i>
Marion Cotillard venceu o Oscar de Melhor atriz por Piaf - Um Hino ao Amor

Busque outras notícias no Terra