publicidade
25 de outubro de 2010 • 13h26

Personagens gays são protagonistas em filmes da Mostra

Cena de 'Bloomington', filme americano da brasileira Fernanda Cardoso
Foto: Divulgação
 
Carol Almeida
Direto de São Paulo

Como de praxe, a programação da Mostra de São Paulo este ano traz vários títulos de ficção com protagonistas gays e lésbicas ora em dramas, ora em comédias e muitas vezes em uma mistura de ambos os gêneros. Confira a lista de filmes abaixo.

Os Amores Impossíveis - Xavier é melhor amigo de Marie e ambos estão apaixonados pelo mesmo rapaz: Nicola, que fica dando deixas e flertando tanto com Xavier quanto com Marie. Conto moderninho sobre casais de todos os sexos e seus problemas amorosos.

Azul da Cor do Mar - Século 19, em um vilarejo italiano: duas amigas de infâncias descobrem, em idade adulta, que seus sentimentos vão além da amizade. Mas Angela, uma delas, está prestes a se casar com um rapaz e vai ter que enfrentar a família e a Igreja para conseguir ser sincera com ela mesma.

Bloomington - É aquele velho conto de alunos se apaixonando por seus professores. Só que neste caso é a aluna que se apaixona por sua professora e vice-versa. O problema maior, no entanto, não é a diferença de idade ou a relação extra-curricular. É que a menina precisa decidir entre tentar uma carreira em Hollywood e seu novo amor. A direção é da brasileira Fernanda Cardoso.

Diferente de Quem? - Piero tem 35 anos, posicionamento político de centro-esquerda, gay e casado com Remo há 14 anos. Quando aceita se candidatar a prefeito de uma tradicionalista cidade na Itália, ele termina tendo que enfrentar sua concorrente Adele, uma mulher conservadora cujo mote de campanha são os valores familiares. E o que parecia se configurar como uma guerra de inimigos, vai se transformando em...amor.

Por 80 Dias - Depois de 50 anos sem se ver, as amigas Axun e Maite se reencontram. E depois de uma vida separadas, elas ganham as chances de fazer as pazes com os sentimentos que sempre tiveram uma pela outra. Mas as coisas nunca são simples assim.

Gigola - Da França vem essa história sobre uma mulher que, arrasada com o suicídio de sua amante, decide se prostituir como uma espécie de gigolô feminina. Nas ruas, ela descobre que não está só.

Minhas Mães e Meu Pai - Elas são casadas há décadas e têm dois filhos lindos, espertos e...adolescentes. Eis então que os irmãos se juntam para descobrir quem foi o pai doador do esperma e quando entra em cena esse "provedor", a vida afetiva da família inteira começa a dar voltas inesperadas.

O Homem que Amava Yngve - Jarle é bem resolvido com sua banda de rock, a namorada apaixonada e os amigos fanfarrões. Mas as coisas começam a se confundir na sua cabeça quando entra em cena Ynvge, um jovem que não para de olhar diferente para Jarle.

Terra