Cinema

publicidade
07 de setembro de 2012 • 17h11 • atualizado às 18h16

Robert Pattinson vive executivo deslumbrado em 'Cosmópolis'

Personagem do ator foi comparado a um "vampiro que suga o sangue de Wall Street" pelo diretor
Foto: Divulgação

Aos 28 anos, o protagonista de Cosmópolis - filme do diretor David Cronenberg que estreia nesta sexta-feira (7) nos cinemas brasileiros - já é um milionário mimado que passa a maior parte do tempo imerso em seu próprio mundo: uma limusine, de onde raramente sai durante o longa-metragem.

Descubra o Sundaytv e tenha acesso ao melhor do cinema e da TV

Robert Pattinson é quem dá vida ao executivo de finanças Eric Packer, que recebe no banco de trás do veículo luxuoso a visita de seus assistentes e de sua amante Didi Fancher, interpretada por Juliette Binoche. Definido pelo próprio diretor como "um vampiro que chupa o sangue de Wall Street", o personagem já foi descrito diversas vezes como o exemplo de como o ser humano pode se tornar frio em um universo baseado no consumo e na tecnologia.

O filme é baseado no livro homônimo do escritor Don DeLillo, que narra a trajetória de Eric até um barbeiro, onde pretende cortar o cabelo, do outro lado da cidade de Nova York. Enquanto isso, ele se defronta com uma ameaça promovida pelo personagem do ator Paul Giamatti, Benno Levin, que pode acabar com seu império.

Pattinson admitiu, na época da estreia do filme do Festival Cannes deste ano, que foi um enorme prazer trabalhar sob o comando de Cronenber, porém preocupou-se durante muitos dias com o fato de não conseguir explicar direito o enredo do filme. Ao fim da primeira exibição, o ator ainda revelou que, apesar da admiração pelo diretor, ele não conseguiu aceitar filmar uma cena de nu frontal que estava no script, preferindo mostrar apenas "o necessário" para a sequência do exame de próstata.

Durante a turnê de divulgação de Cosmópolis, o astro da saga Crepúsculo enfrentou a traição de sua namorada, Kristen Stewart, com o diretor de Branca de Neve e O Caçador, Rupert Sanders, casado e pai de dois filhos. Apesar do choque, Pattinson compareceu a todos os eventos marcados para promover o longa de Cronenberg e já tem presença confirmada na première da última parte da série vampiresca de Stephenie Meyer.

Terra