PUBLICIDADE

Sofia Coppola e Aronofsky lideram lista de filmes de Veneza

29 jul 2010 - 14h20
(atualizado em 25/8/2010 às 16h52)
Compartilhar

As premières mundiais de filmes dos diretores Sofia Coppola e Darren Aronofsky, além de ansiosamente aguardada adaptação do romance cult A Versão de Barney, estarão entre os destaques do festival de cinema de Veneza este ano.

Vinte e três filmes, entre os quais um título-surpresa que ainda não foi anunciado, vão disputar o Leão de Ouro na 67a edição do festival de cinema mais antigo do mundo. O júri que vai escolher o vencedor será presidido por Quentin Tarantino.

O cinema independente e diretores jovens - a média de idade dos cineastas na competição é de 47 anos - dominam a competição principal, que é menor que a do ano passado e inclui cinco filmes americanos.

Aronofsky, que recebeu o Leão de Ouro em 2008 por O Lutador, vai abrir o festival com Black Swan, thriller psicológico que envolve o mundo do balé e é estrelado por Natalie Portman, Vincent Cassel e Winona Ryder.

Sofia Coppola, filha de Francis Ford Coppola e ganhadora de um Oscar de melhor roteiro original por Encontros e Desencontros, vai retornar ao Lido com Somewhere, a história de um ator e de sua filha, de quem está distanciado.

Richard J. Lewis levará à tela uma adaptação do livro A Versão de Barney, de Mordecai Richler, com Paul Giamatti no papel principal de um homem irascível e politicamente incorreto.

Filmes de Vincent Gallo, Julian Schnabel e Abdellatif Kechiche também estarão na competição principal, que inclui quatro trabalhos italianos e um misto de títulos do Japão, China, Rússia, Grécia e Chile.

Helen Mirren será vista na adaptação dirigida por Julie Taymor de A Tempestade, de Shakespeare, e Ben Affleck vai apresentar o drama criminal The Town, do qual é diretor e ator. Seu irmão menor Casey Affleck também estará em Veneza com um documentário sobre Joaquin Phoenix.

Os organizadores disseram que, refletindo o ambiente mais contido que reina no setor do cinema desde a crise financeira, os filmes a serem exibidos este ano são, de modo geral, mais curtos que no passado.

Com orçamento de 12 milhões de euros (US$ 16 milhões), o festival, que frequentemente funciona como plataforma de lançamento para os Oscar, vai acontecer entre 1 e 11 de setembro.

Aronofsky abre o festival com 'Cisne Negro', com Natalie Portman
Aronofsky abre o festival com 'Cisne Negro', com Natalie Portman
Foto: Divulgação
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade