publicidade
01 de agosto de 2012 • 08h49

Veja 10 filmes emocionantes sobre relação entre pai e filho

Relação entre pais e filhos é retratada nas telas do cinema em histórias emocionantes como em "Central do Brasil", "Indiana Jones e a última cruzada", "Guerra dos mundos" e "A árvore da vida"
Foto: Divulgação
 

É verdade que cineastas buscam referência nas relações humanas para iniciar a produção de longas-metragens. Assim, ensinamentos e conflitos entre pai e filhos não fogem à regra e inspiram roteiros de sucesso há anos. Na década de 1950, Vincente Minnelli retratou a trajetória de um pai às pressas com o casamento da filha, em "O pai da noiva". No Brasil, em 1998, a figura paterna é alvo da busca de um menino, em "Central do Brasil", de Walter Salles.



O convívio familiar chegou até às animações. "Procurando Nemo", da Pixar, apresenta a busca desenfreada do pai, um peixe-palhaço, pelo filho desaparecido na imensidão do oceano. "O filme é terno na observação do amor paterno", analisa Marcelo Müller, crítico de cinema, membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE).



Veja, na aba de fotos, 10 filmes fascinantes, de diretores consagrados, que retratam a relação do pai com o filho, com comentários de Marcelo Müller. Na seleção há "Indiana Jones e a última cruzada", "Guerra dos mundos", "A árvore da vida" e "Lavoura arcaica".



Agência Hélice