
Atualizada às 12h53 Orlando Margarido
Direto de Veneza
Prosseguiu sem alento a competição do Lido, em Veneza, na segunda sessão da noite de segunda-feira e a primeira desta terça. Paper Soldier, representante russo, e Nuit de Chien, mais uma representação mesclada por países em co-produção, no caso Portugal, França e Alemanha, mostraram em comum um tratamento pretensioso de cunho literário que trouxe silêncio e algumas vaias à sala de exibição.
» Veja os filmes indicados
» Confira a programação
A primeira fita, dirigida por Alexey German Jr, integra uma trilogia do diretor voltada a um personagem médico. Desta vez, seu ofício está atrelado aos treinamentos de astronautas para viagens espaciais durante os anos 60 no Cazaquistão.
O protagonista é o centro das relações dos profissionais envolvidos nos testes e inclui suas questões românticas, como a crise com a mulher e uma nova paixão, e políticas, em embates incessantes com amigos e colegas.
"Minha intenção com o filme é investigar, saber como é que funciona a chamada 'intelligentsia' russa", disse o diretor, referindo-se à classe social engajada no pensamento intelectual e disseminação da cultura no país.
Verborrágico a ponto de irritar, o filme não baseia-se oficialmente numa peça literária, mas as citações a autores russos clássicos são freqüentes, notável ainda mais no caso de Tchecov, cujas novelas reúnem justamente muitos personagens sempre prontos para debates sem fim nas sofisticadas casas de campo russas.
O problema de Nuit de Chien tem semelhança com o filme russo, embora aqui a questão inicial seja a arriscada decisão de filmar um romance do escritor uruguaio Juan Carlos Onetti, Para Esta Noite.
Dono de um realismo mágico de difícil apreensão, Onetti pode ser um desafio para os cineastas mais habilitados, o que não demonstrou neste caso o alemão Werner Schroeter. Ele parte para um conceito delirante ao acompanhar a trajetória de um coronel (o ator francês Pascal Greggory) à procura de sua companheira numa cidade tomada pela cólera e uma rebelião de militares que almejam o poder.
Reproduzindo falhas comuns neste festival quanto a co-produções, a fita se ressente das várias nacionalidades em cena e não atinge a representação simbólica da literatura sofisticada de Onetti.
Especial para Terra
19h42 » Atrizes se enroscam em vestido no último dia em Veneza
18h21 » Premiação em Veneza foi diplomática, embora equilibrada
16h53 » Mickey Rourke encerra Veneza com cachorro no tapete vermelho