Veneza 2006

Sites Relacionados

Veneza 2006

Terça, 29 de agosto de 2006, 12h06 

Histórias americanas sombrias iluminam Festival de Veneza

Divulgação

Hollywoodland destaca o misterioso assassinato do ator George Reeves
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

Histórias sombrias sobre crimes reais dominam a investida de Hollywood no Festival de Cinema de Veneza deste ano, com diretores americanos que se inspiraram em assassinatos famosos dos anos 1940, 1950 e 1960.

Fotos dos filmes selecionados!
Veja lista dos indicados!
Assista a trailers inéditos
Veja fotos ampliadas dos destaques do cinema!

A competição de 11 dias realizada no elegante Lido, de frente para o mar em Veneza, começa nesta quarta-feira com a exibição do muito aguardado A Dália Negra, sobre dois policiais que investigam o assassinato brutal de uma atriz desconhecida.

Ambientado em 1947 e baseado num romance policial de James Ellroy, o filme traz Scarlett Johansson e a duas vezes premiada com o Oscar Hilary Swank no papel de uma figura misteriosa ligada ao crime.

Como é o caso de outras grandes produções entre os 21 filmes inscritos na competição oficial, o diretor de Dália Negra, Brian de Palma, espera que uma cobertura favorável da imprensa em Veneza eleve o perfil de seu filme na fase preparatória para o Oscar de 2007.

Os observadores de Hollywood dizem que ainda não viram muito em termos de potenciais candidatos aos prêmios da Academia, entregues em fevereiro, e os festivais de cinema como Veneza e Toronto constituem fatores importantes na contagem regressiva para os Oscar.

No ano passado, O Segredo de Brokeback Mountain fez sua estréia em Veneza e acabou conquistando o prêmio principal do festival, o Leão de Ouro, o que o ajudou a conseguir a necessária divulgação pré-Oscar e a tornar-se o favorito para o Oscar de melhor filme ¿ que, entretanto, perdeu para Crash - No Limite.

"Quatro estúdios americanos enviaram seus filmes para a competição em Veneza este ano antes de lançá-los nos EUA, o que significa que existe, sim, uma visibilidade especial que é proporcionada pela Mostra", disse na terça-feira o diretor do festival de Veneza, Marco Muller.

Atrás dele estavam sendo finalizados os preparativos para o festival, conhecido em italiano como Mostra del Cinema, com dezenas de leões alados dourados colocados diante do cinema principal, e o tapete vermelho sendo desenrolado para receber os astros e estrelas.

Crime no cinema
Muller disse que A Dália Negra é um filme sobre "o lado sombrio de Hollywood", no qual o diretor Brian de Palma "se equilibra sobre a corda bamba que separa o artístico do comercial".

O filme será uma abertura condizente para um festival que também vai exibir em sua competição oficial Hollywoodland, sobre o misterioso assassinato em 1959 do ator George Reeves, que fazia Superman na televisão, e Bobby, sobre o assassinato do senador Robert Kennedy em 1968.

Hollywoodland é estrelado por Adrien Brody, Ben Affleck e Bob Hoskins, enquanto Sharon Stone, Anthony Hopkins, Demi Moore e Lindsay Lohan atuam em Bobby, dirigido por Emilio Estevez.

Um filme que será exibido fora da competição mas que certamente chamará a atenção em Veneza é Infamous, a visão do diretor Douglas McGrath sobre a vida do escritor Truman Capote, com Sandra Bullock, Daniel Craig, Gwyneth Paltrow e Isabella Rossellini.

Também são ansiosamente aguardados pelos observadores do Oscar os filmes The Fountain, de Darren Aronofsky, e Children of Men, de Alfonso Cuaron, com Clive Owen, Michael Caine e Julianne Moore, que trata de uma praga de infertilidade que ameaça a humanidade.

O diretor David Lynch é aguardado no Lido com Inland Empire, Jackie Chan é esperado com Rob-B-Hood, Kenneth Branagh trará a estréia mundial de The Magic Flute e Paul Verhoeven trará Zwartboek, sobre uma menina judia alemã durante a Segunda Guerra Mundial.

A competição oficial inclui quatro filmes asiáticos, destacando o fato de o festival de Veneza sempre ser aberto ao cinema dessa região.

Também vai competir pelo leão de Ouro o cineasta britânico Stephen Frears, cujo The Queen estuda a reação da família real à morte da Princesa Diana, em 1997, num acidente automobilístico.

Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.