Veneza 2006

Sites Relacionados

Veneza 2006

Quinta, 31 de agosto de 2006, 11h38 

Truman Capote volta às telas em drama que estréia em Veneza

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

Truman Capote retorna ao cinema em um filme com várias estrelas de Holllywood e uma cena que mostra um beijo "desconfortável" entre os dois protagonistas masculinos da trama.

Assista a trailers inéditos

Infamous, apresentado no Festival de Cinema de Veneza, relata a conturbada e brilhante carreira desse escritor norte-americano. Dirigido por Douglas McGrath, aparece pouco depois do elogiado Capote, de Bennett Miller, que rendeu a Philip Seymour o Oscar de melhor ator por sua personificação do excêntrico, pequeno e delicado escritor.

Os dois filmes, rodados quase simultaneamente, contam como Capote escreveu A Sangue Frio, livro que o transformou em um dos autores mais famosos dos Estados Unidos, mas que acabou por destruir sua vida.

McGrath escolheu o ator de teatro Toby Jones, cuja aparência física lembra muito a de Capote, para viver o escritor ao lado de um elenco que reúne Sandra Bullock, Gwyneth Paltrow, Sigourney Weaver, Jeff Daniels e Daniel Craig.

O filme mostra os dolorosos seis anos durante os quais Capote escreveu A Sangue Frio, onde narra a história de dois andarilhos que assassinaram brutalmente uma família de quatro pessoas, em 1959.

Para elaborar seu livro, Capote passou meses realizando pesquisas no Kansas, onde seu jeito afeminado e sua voz fina foram vistos, inicialmente, com muita desconfiança. Enquanto se tornava amigo de vários dos envolvidos no caso, o autor desenvolveu uma relação intensa e torturante com um dos assassinos, Perry Smith, interpretado por Craig (o novo rosto de James Bond).

Durante o filme, os dois se beijam em uma cela da prisão. Na quinta-feira, Jones descreveu a experiência como "levemente desconfortável, mas ao fim gratificante".

Beijando James Bond
"Nunca sonhei que beijaria James Bond. Isso não é algo que eu tivesse desejado algum dia. Mas, agora que eu fiz isso, posso dizer que espero que seja o primeiro de muitos", afirmou Jones a repórteres.

Segundo McGrath, o laço emocional e ambíguo entre Perry e Capote, que esperou pela execução dos dois assassinos antes de concluir o último capítulo do livro, é que acabou por decretar a ruína do escritor.

"Truman diz no filme: 'Tudo o que sempre quis fazer na minha vida foi criar uma obra de arte'. Acho que ele logo percebeu que aquela era a chance dele de ser lembrado. E ele estava disposto a fazer o que fosse necessário para conseguir isso", afirmou.

"A relação que ele criou com Perry Smith e o fato de ter visto Perry Smith ser enforcado foram tão impactantes que ele nunca conseguir se recuperar totalmente. Acho que ele, na verdade, tornou-se uma pessoa desesperançada depois disso".

McGrath disse saber que "Capote" estava sendo rodado enquanto ele filmava seu filme sobre o mesmo autor, mas que isso não mudou nada. Jones afirmou que, enquanto se preparava para interpretar o escritor, teve pouco tempo para ser intimidado pela performance merecedora do Oscar de Seymour Hoffman.

"Eles tinham acabado de terminar quando começamos a rodar. Então, não houve qualquer possibilidade de ser intimidado por algo que não fosse o fato de Philip Seymour ser um ator fantástico", disse. "Eu tinha tanto trabalho para fazer, tanta coisa para ler e tanta coisa para assistir, para ouvir, para imaginar, que a idéia de que outra pessoa estava atuando era como uma distração do que eu estava fazendo".

Depois de publicar A Sangue Frio, Capote nunca mais escreveu uma obra extensa. Nos anos 70 e 80, ele passou a consumir uma grande quantidade de drogas e álcool. Ele morreu em 1984, aos 59 anos de idade.

Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.