Veneza 2006

Sites Relacionados

Veneza 2006

Segunda, 4 de setembro de 2006, 09h55 

Alfonso Cuarón troca Harry Potter por mundo sem crianças

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O cineasta mexicano Alfonso Cuarón deixou as aventuras do jovem mago Harry Potter para trás em seu novo filme, Children of Men, uma história lúgubre sobre um mundo apocalíptico onde os humanos não conseguem mais ter filhos.

Assista a trailers inéditos

O filme, um dos candidatos ao Leão de Ouro do Festival de Cinema de Veneza, é ambientado em 2027, numa Londres futurista com lixo espalhado pelas ruas e repleta de imigrantes ilegais, militantes islâmicos e um grupo clandestino que lembra uma seita e que planeja um levante.

O mundo está em chamas, soldados fortemente armados patrulham a capital britânica como se fosse uma fortaleza, refugiados são arrebanhados em campos de deportação, e quase 19 anos se passaram desde o nascimento do último bebê.

Contra esse pano de fundo de violência e desespero, um ex-ativista concorda em ajudar a levar uma mulher africana, milagrosamente grávida, para um local seguro em alto mar, onde o nascimento de seu filho pode ajudar a salvar a humanidade da extinção.

Estrelado por Michael Caine, Clive Owen e Julianne Moore, o filme faz uma visão muito pessimista de um futuro não muito distante, mas visa também funcionar como alerta para o mundo de hoje. "A intenção de Cuarón sempre foi fazer um filme sobre os grandes problemas que nos preocupam hoje, saltando 20 anos para o futuro e dizendo que devemos tomar cuidado, porque podemos estar enveredando nesse caminho", disse Owen, que faz o personagem principal.

Parte do filme foi rodado com a câmera na mão do cinegrafista, porque Cuarón queria que o público se sentisse participando da ação. "Acho que às vezes o que parece sombrio para nós é o cotidiano de muitas pessoas", comentou o diretor. "Às vezes esquecemos que vivemos dentro de uma bolha muito confortável".

Em uma das sequências mais impressionantes e perturbadoramente realistas, Londres mergulha numa guerra urbana, e soldados travam batalhas campais com insurgentes escondidos em prédios decadentes. Cuarón disse que não precisou procurar muito longe para imaginar a aparência da cena.

"Alguns dos artistas conceituais que começaram a trabalhar no filme ficaram decepcionados, porque já tinham começado a tirar o pó de coisas como máquinas de ficção científica, carros, prédios e outros acessórios", ele contou. "Então eu cheguei com meu próprio material, e eram fotos da Bósnia, Iraque, Palestina e Somália".

Visto mais recentemente em O Plano Perfeito, de Spike Lee, Clive Owen faz o papel de Theo, o ex-ativista que sai de seu estado de torpor para ajudar a imigrante grávida que precisa de sua ajuda para fugir e ter seu filho em segurança. "Acho que ele está literalmente em todas as cenas, mas é o personagem principal mais relutante que já conheci", comentou o ator, que é grande fã do "super original e talentoso" Cuarón.

Children of Men vai estrear na Grã-Bretanha este mês e nos EUA em dezembro.

Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.