Veneza 2006

Sites Relacionados

Veneza 2006

Terça, 5 de setembro de 2006, 20h16 

Bobby é um chamado para o engajamento político, diz Estevez

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

Para o diretor Emilio Estevez, seu novo filme sobre o assassinato de Robert Kennedy, em 1968, é um chamado aos jovens para que deixem o cinismo de lado e se engajem no processo político.

Primeiro filme do diretor em dez anos, Bobby impressionou os críticos no Festival de Veneza, onde é um dos 21 candidatos na competição oficial.

O filme focaliza as vidas de pessoas que trabalham no Hotel Ambassador, em Los Angeles, na noite em que Kennedy foi morto a tiros no local.

O elenco, que inclui Sharon Stone, Demi Moore, Anthony Hopkins e Lindsay Lohan, mostra uma visão da vida norte-americana durante a fase politicamente tumultuada do final dos anos 1960.

Imagens reais de noticiário mostrando Robert Kennedy em comícios, manifestações de massa contra a guerra do Vietnã e imagens sombrias do conflito entremeiam a narrativa, e o público de hoje não pode deixar de traçar paralelos com as guerras norte-americanas no Iraque e Afeganistão.

Estevez, que sai do isolamento cinematográfico com a história comovente de Bobby, escrita em 2000, disse que seu filme não pretende ser uma acusação ao governo atual dos Estados Unidos.

Mas acrescentou, numa coletiva de imprensa após a exibição do filme para a imprensa, antes de sua estréia mundial na noite de terça-feira: "Com o passar do tempo o filme se torna cada vez mais relevante, de maneira assustadora e muito triste."

Ele vê o filme como um chamado às armas políticas lançado aos jovens de hoje.

"O país mudou naquela noite", disse Estevez, que se recorda de apertar a mão de Robert Kennedy quando era um garoto de 5 anos.

"Aquele foi o momento da virada. Acho que depois disso entramos em queda livre. Nixon foi eleito presidente... e nós ficamos cínicos e resignados. Foi a morte da decência, a morte da esperança. Acho que ainda não nos recuperamos. Ainda estamos de luto."

Lindsay Lohan vela glamour ao festival
Lindsay Lohan levou o brilho de uma estrela ao festival, com paparazzi a seguindo a cada passo enquanto ela percorria o Lido, de frente para o mar. A atriz está em Veneza com seu namorado, Harry Morton.

Inevitavelmente, ela foi indagada sobre o fascínio dos tablóides com sua vida pessoal, mas fez pouco caso da pergunta.

"Acho que a importância de eu estar aqui não tem a ver com a atenção que recebo dos tablóides", disse ela a jornalistas.

Para Emilio Estevez, que dirigiu seu pai, Martin Sheen, no filme e aparece nele também, Bobby marcou seu bem-vindo retorno ao mundo do cinema.

"Tenho orgulho de estar de volta e de ser bem recebido por este festival e pelo mundo cinematográfico de maneira geral. É difícil não chorar quando penso nisso," falou.

Lindsay Lohan representa uma mulher idealista que se casa com um velho amigo para que ele não precise ir para a frente de guerra no Vietnã, e Demi Moore faz uma cantora alcoólatra amargurada que tem consciência de seu próprio envelhecimento.

Anthony Hopkins é o gerente do hotel, e Ashton Kutcher, marido de Demi Moore na vida real, faz um hippie que incentiva dois dos funcionários da campanha de Kennedy a usar LSD pela primeira vez, com consequências hilárias.

Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.