Veneza 2006

Sites Relacionados

Veneza 2006

Terça, 5 de setembro de 2006, 21h24 

Festival de Veneza assiste último filme americano na competição

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

Os participantes do Festival de Cinema de Veneza assistiram hoje ao último filme americano em competição, Bobby, de Emilio Estevez.

Bobby, último trabalho do ator e diretor americano, menciona um passado próximo muito parecido com o presente, dois momentos marcados pelas guerras travadas pelos Estados Unidos.

O filme de Estevez conta a história de vários personagens presentes no hotel onde Robert F. Kennedy foi assassinado em 1968 e as últimas horas desta trágica noite de 5 de junho.

Os personagens são os colaboradores diretos do senador e membros do hotel, desde a direção até os cozinheiros, pessoas que ficaram feridas junto com "Bobby" Kennedy ao serem atingidas pelos tiros de Sirhan Sirhan, em um caso que ainda apresenta aspectos obscuros.

Estes personagens são representados por um elenco que conta com atrizes como Sharon Stone, Demi Moore, Helen Hunt, Lindsay Lohan, e atores como Anthony Hopkins, Harry Belafonte, Martin Sheen e Freddy Rodríguez, entre outros.

O filme começa e termina com discursos de "Bobby" Kennedy e é cheio de músicas dos anos 60, quando acontece o movimento pacifista contra a Guerra do Vietnã e o movimento pela igualdade entre brancos e negros.

Estes discursos incidem imediatamente sobre a mente do espectador atual, marcado pela Guerra do Iraque e pela guerra contra o terrorismo.

"Criamos um deserto e o chamamos paz", declara "Bobby", que em um debate de TV pergunta a um rival republicano: "O senhor deteria alguém que não tenha cometido um crime?" Seu interlocutor responde então: "Sim, eu o prenderia se ele fosse cometê-lo".

As palavras do senador também tratam em muitos momentos das desigualdades sociais e raciais nos Estados Unidos.

"Ele foi mais que um político, ele se levantou em favor dos fracos", disse Estevez na entrevista coletiva.

Nesta quarta-feira, um dos diretores mais esperados no Festival, David Lynch, chegará ao evento para receber o Leão de Ouro em reconhecimento a sua carreira e para apresentar seu último trabalho, Inland Empire.

Além disso, serão projetados filmes de diretores latino-americanos, como Mientras Tanto, de Diego Leman, El amarillo, de Sergio Mazza, e Chicha tu madre, de Gianfranco Quattrini.

EFE
Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.