Veneza 2006

Sites Relacionados

Veneza 2006

Quinta, 7 de setembro de 2006, 17h20 

Veneza já tem seus filmes favoritos ao Leão de Ouro

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

A dois dias do encerramento do Festival Internacional de Cinema de Veneza, os filmes The Queen, do britânico Stephen Frears, e Bobby, de Emilio Estevez, destacam-se entre os favoritos ao cobiçado Leão de Ouro de Melhor Filme.

O filme de Frears, sobre a reação da rainha da Inglaterra à morte da princesa Diana, é o grande favorito tanto de crítica quanto de público, segundo uma consulta diária publicada na revista da mostra veneziana, Ciak.

Mas logo atrás no quesito popularidade está Coeurs, último filme do veterano cineasta francês Alain Resnais, que ganhou o Leão de Ouro em 1961 com O Ano Passado em Marienbad, e foi agraciado com o prêmio pelo conjunto da obra, em 1985.

O filme de Resnais, uma adaptação para o cinema da peça Private Fears in Public Places, de Alan Ayckbourn, fala da solidão e da busca de pessoas comuns pela felicidade em uma Paris coberta de neve.

O cineasta, de 84 anos, disse no início da semana que os personagens de seu filme eram como "peixes no aquário".

O inquietante filme de Estevez é o mais político entre os principais competidores. Bobby acompanha 22 pessoas que estavam no Ambassador Hotel, em Los Angeles, na noite em que o aspirante à Casa Branca, o senador Robert F. Kennedy, foi morto a tiros.

"É a hora de Robert Kennedy, daquilo que defendia e de lembrar sua voz", disse Estevez, que negou que seu filme seja uma acusação ao presidente americano, George W. Bush.

O elenco de astros hollywoodianos inclui Anthony Hopkins, Christian Slater, Demi Moore, Helen Hunt, William H. Macy, Sharon Stone, e o pai de Estevez, Martin Sheen.

"O roteiro foi escrito antes do 11 de Setembro e antes das guerras no Iraque e no Afeganistão e, tristemente, se tornou mais relevante com o passar do tempo", afirmou.

A corrida pelo Leão de Ouro ainda está aberta, com os últimos dois do total de 22 filmes em competição exibidos na sexta-feira: o japonês Mushishi, de Otomo Katsuhiro, e o italiano Nuovomondo, de Emanuele Crialese.

O júri presidido pela atriz francesa Catherine Deneuve decidirá o destino do prêmio máximo do festival, que será anunciado em um evento de gala, neste sábado.

Segundo o jornal italiano La Repubblica, Deneuve ficou impressionada com dois poéticos filmes asiáticos: Hei yanquan (I Don't Want to Sleep Alone), do malaio Tsai Ming-Liang, e Sang Sattawat (Syndromes and a Century), do tailandês Apichatpong Weerasethakul.

No entanto, segundo o jornal, Frears, Resnais e o cineasta italiano Gianni Amelio - diretor de La Stella che non c'e (The Missing Star) - são os mais fortes candidatos ao prêmio. Amelio foi o último italiano a faturar o Leão de Ouro, em 1998.

O periódico também citou Bobby e Daratt (Dry Season) - filme do diretor Mahamet - Saleh Haroun, do Chade, sobre as conseqüências da guerra civil em seu país - como fortes concorrentes.

Helen Mirren é a favorita para o prêmio de Melhor Atriz por sua interpretação da rainha Elizabeth II, no filme de Frears, mas para levar o prêmio terá que desbancar Sabine Azema, no filme de Resnais.

Os principais concorrentes ao prêmio de Melhor Ator são Sergio Castellito (The Missing Star) e o ator britânico Clive Owen, de Children of Men, dirigido pelo mexicano Alfonso Cuarón.

O filme Ostrov, do russo Pavel Lounguine, encerrará o Festival em 9 de setembro.

AFP
Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.