Veneza 2006

Sites Relacionados

Veneza 2006

Sexta, 8 de setembro de 2006, 17h43 

Filme enigmático confunde platéia no festival de Veneza

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O Festival de Cinema de Veneza tem a reputação de exibir filmes de arte obscuros. Mas Quei Loro Incontri, de Daniele Huillet e Jean-Marie Straub, deve ficar na memória como um dos mais desconcertantes trabalhos em competição no famoso evento italiano.

O longa é dividido em cinco partes, cada um com duas pessoas tendo uma conversa filosófica sobre personagens gregos clássicos.

Os diálogos sobre humanidade são do livro Diálogos Com Leuco, do autor italiano Cesare Pavese, e no filme eles são entremeados por longos silêncios.

Nada acontece. Os personagens ficam em uma floresta ou em uma montanha. Fora as vozes, o outro único som no filme é de passarinhos cantando e água correndo em um rio.

Durante a exibição para a imprensa, nesta semana, os críticos de cinema começaram a sair da sala após 10 minutos de filme, apesar de, ao final de uma hora, o trabalho ganhar aplausos de um grupo de fãs.

Os diretores franceses dirigiram outro filme sobre o mesmo trabalho de Pavese 27 anos atrás. Agora ambos estão na casa dos 70 anos e não puderam ir a Veneza por problemas de saúde. Straub mandou uma mensagem, quase tão enigmática quanto seu trabalho.

Ele agradeceu ao diretor do festival, Marco Muller, por sua coragem de escolher Quei Loro Incontri para a competição. Na sequência, acrescentou algo mais, aparentemente se referindo à segurança reforçada do Lido.

"Não seria capaz de comemorar um festival onde há tanta polícia pública e privada procurando um terrorista. Eu sou esse terrorista. Enquanto o imperialismo capitalista dos norte-americanos existir, não haverá terroristas suficientes no mundo. Tudo de bom, Jean-Marie."

Perguntado sobre o sentido do filme, um membro do elenco formado por não-profissionais respondeu à Reuters: "Você deveria perguntar aos diretores, eu não sou um especialista em cinema. Mas esses são diálogos sobre como o mundo gira."

Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.