2 eventos ao vivo

13 Reasons Why: Produtores e especialistas falam sobre o retrato de suicídio no show

SPOILER ALERT!

11 abr 2017
12h15
  • separator
  • comentários
Foto: AdoroCinema / AdoroCinema
ATENÇÃO: a notícia tem SPOILERS de 13 Reasons Why. Leia por sua conta e risco!

A premissa de 13 Reasons Why já contém um spoiler: Hannah Baker ( Katherine Langford) cometeu suicídio. Porém, muitos espectadores se surpreenderam quando a série produzida por Selena Gomez realmente mostrou a jovem protagonista cortando seus pulsos - algo que causou controvérsia entre o público. Fica aqui a questão: foi realmente necessário?



Em entrevista para o

EW

, o autor do livro original, Jay Asher, falou sobre tal cena: "Se você vai assistir, tem que mostrar como é horrível. Então, não é glamourizado em nenhum sentido. Parece doloroso e quando ela é encontrada pelos pais, é algo que destrói ambos."



A própria Netflix lançou uma espécie de

making-of

intitulado "Além dos porquês", onde o showrunner Brian Yorkey explica como tal decisão não foi gratuita, pois não há nada que valha a pena no suicídio. Porém, estudos afirmam que representar cenas desse tipo podem ter influência em quem apresenta fatores de risco, como depressão e uso de substâncias.




O último dia da vida de Hannah Baker.

Chefe da Associação Americana de Prevenção de Suicídio, Dr. Christine Moutier não assistiu ao show, mas comentou sobre a representação do suicídio na mídia: "Se o personagem começar a entender como a saúde mental faz parte da sua saúde, causa efeito de prevenção na comunidade. Enquanto qualquer representação gráfica de alguém tirando sua vida é uma zona de perigo. Nós acreditamos que é importante falar sobre o assunto. Então, não é que todos os retratos são ruins - mas é preciso fazer de forma que traga uma mensagem de esperança, que inspire terceiros a trabalhar em seus problemas."



Qual é sua opinião sobre o assunto?

13 Reasons Why

causou grande comoção no público - que criou campanhas de conscientização sobre prevenção de suicídio - e aumentou o número de pedidos de ajuda para o Centro de Valorização à Vida. Para quem não sabe, o atendimento no CVV é anônimo e disponível através de várias mídias, como o telefone 141.



Leia nossa crítica de

13 Reasons Why

e confira a entrevista do

AdoroCinema

com o elenco.



compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade