0

5 descobertas que fizemos ao visitar o set de Alien: Covenant

Viajamos até Sydney, na Austrália, para conhecer os preparativos para o sexto filme da franquia.

4 mar 2017
08h51
  • separator
  • comentários

Em junho de 2016, o

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

AdoroCinema

viajou - literalmente - até o outro lado do mundo para visitar o set de filmagens de Alien: Covenant. Foram 17 horas de voo rumo a Sydney, na Austrália, com direito a fuso horário de 11 horas - sim, quando anoitecia no Brasil já era manhã do dia seguinte por lá. Uma verdadeira maratona para trazer a você informações sobre um dos filmes mais aguardados de 2017!



Nesta proveitosa viagem, tivemos a oportunidade de conversar com produtores, integrantes da equipe técnica, o diretor  Ridley Scott e os atores Michael Fassbender, Katherine Waterston,  Demian Bichir e Danny McBride. Em nossas andanças e entrevistas, descobrimos várias informações importantes sobre o sexto filme da franquia, que segue os eventos de  Prometheus de olho no que aconteceu em  Alien, o 8º Passageiro - a intenção é produzir mais dois filmes, que farão a conexão entre estas duas pontas.



Nesta primeira matéria sobre nossa visita ao set, preparamos uma lista das cinco principais descobertas que fizemos por lá. Algumas já foram (parcialmente) reveladas pelos trailers divulgados, outras trazem curiosidades em torno da cronologia estabelecida por Ridley Scott, diretor do longa original e também de

Prometheus

e

Alien: Covenant

. Confira!




Michael Fassbender como David, em cena de "Prometheus"
1 - Michael Fassbender interpreta dois robôs

Intérprete de David em

Prometheus

, Fassbender está de volta em dose dupla. Além do já conhecido robô, que surge diferente nesta sequência, o ator também interpreta Walter, o robô da nave Covenant. E, é claro, há cenas em que ambos se encontram.



Se visualmente o grande truque para identificá-los é através da cor do cabelo, há também diferenças consideráveis de comportamento entre eles. David, como visto em

Prometheus

, possui um grande interesse em compreender a sensibilidade humana, aprimorando a si mesmo a partir das experiências vivenciadas. O mesmo não acontece com Walter, que segue uma linha mais racional.



Em entrevista concedida ao

AdoroCinema

, Michael Fassbender explicou em detalhes as diferenças entre David e Walter. Confira no domingo, 5 de março, este material exclusivo!




Os engenheiros, em "Prometheus"
2 - Os engenheiros estão de volta!

Os personagens mais enigmáticos de

Prometheus

estarão em

Alien: Covenant

, já que a tripulação da nova nave pousa exatamente no planeta que era habitado por eles.



Durante nossa visita, tivemos a oportunidade de conhecer o Hall of Heads (ou Sala das Cabeças, em tradução livre), um gigantesco (e impressionante) set constuído nos estúdios da Fox na Austrália que serve como local de aprendizado para os engenheiros, dentro da narrativa de

Alien: Covenant

. Nele foram instaladas nove cabeças gigantes, cada uma com seis metros de altura, em um ambiente repleto de inscrições feitas em linguagem alienígena.



Na sala onde eram exibidos os storyboards do longa-metragem, foi possível ver a maquete de uma catedral dos engenheiros, onde vários deles apareciam mortos. Além disto, estavam disponíveis diversas pinturas feitas por David, retratando o mundo em que viviam. Pelo visto, o robô teve uma forte ligação com os engenheiros nestes 10 anos que separam

Prometheus

e

Alien: Covenant

.




O planeta descoberto em "Alien: Covenant"
3 - Corpos carbonizados

Outro set grandioso foi construído ao ar livre, no antigo reservatório de água que serviu às filmagens em Sydney. Nele era possível ver a escadaria de entrada em um templo, com centenas de corpos carbonizados espalhados pelo local e diante dele. Impossível não lembrar de Pompeia, a cidade italiana soterrada pela lava do Vesúvio, ao ver tal composição.



Todo o cenário era composto por bonecos e, ao se aproximar deles, podia-se notar o detalhismo nas expressões distintas de cada um, sempre ressaltando o desespero e a dor perante tal situação. Este ambiente se refere à civilização que vivia no planeta encontrado pela tripulação da nave Covenant e tem grande conexão com a existência dos engenheiros e o já citado Hall of Heads. É também um indício de que os engenheiros, ou grande parte deles, estão mortos no novo filme.




O xenomorph de "Alien: Covenant"
4 - Os extra-terrestres

Em conversa com o produtor Mark Huffam, ele alertou:

"Vocês verão alguns velhos amigos neste filme"

. Sim, o bom e velho Alien enfim será mais uma vez visto nas telonas, após a ausência em

Prometheus

. O intuito é que

Alien: Covenant

seja mais próximo ao clima de terror visto em

Alien, o 8º Passageiro

, o que também fez com que o título

Prometheus 2

fosse logo descartado.



A novidade é que, neste novo filme, serão vistos dois tipos de alienígenas: os já conhecidos xenomorph, com quase três metros de altura, e o híbrido neomorph, que tem em torno de dois metros. Ambos mortais, é claro!



Como Ridley Scott optou por utilizar ao máximo as criaturas durante as filmagens, a equipe técnica teve que fazer algumas versões do temido Alien. Para cenas em ambientes fechados foi construído um sinistro protótipo da cabeça, que busca simular a elasticidade da pele de forma a tornar a criatura bastante realista. Seus movimentos eram definidos através de controle remoto, o que possibilitava que cenas mais próximas aos atores fossem rodadas.



Para sequências em que era necessário ver o Alien de corpo inteiro, havia um traje de cerca de 25 kg utilizado por Andrew Crofield durante as filmagens. Nele, os movimentos dos braços eram definidos através de marionetes.



Entretanto, houve sequências em que Scott e sua equipe optaram pela criação do Alien através de efeitos especiais. Foi o que aconteceu na cena gravada no dia de nossa visita, onde a personagem de Katherine Waterston estava em cima de uma nave prestes a deixar o planeta, enfrentando um Alien - é possível vê-la brevemente no segundo trailer divulgado. Durante a filmagem, era possível ver alguém vestindo um traje inteiramente verde - o famoso chroma-key - e repleto de sensores de movimento, representando o próprio Alien naquela situação. É a magia da tecnologia, a serviço do cinema.




O diretor Ridley Scott, com Michael Fassbender como Walter, à esquerda
5 - Será um filme para maiores

Após a decepção generalizada com a censura mais branda de

Prometheus

- proibido para menores de 14 anos, no Brasil -, todos os envolvidos em

Alien: Covenant

garantiram que este será um filme para maiores. Inclusive com cenas mais assustadoras e bem sangrentas, como já se pôde ver pelos trailers divulgados.



Com lançamento nos cinemas brasileiros agendado para 11 de maio,

Alien: Covenant

conta ainda com Billy Crudup,  James Franco e  Noomi Rapace no elenco. Fique de olho em nossa série de matérias sobre a visita ao set, estamos apenas começando ;-)



AdoroCinema

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade