PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

AT&T deverá negociar DirecTV e Sky após compra da Warner e HBO

Legislação brasileira impede a propriedade cruzada de operadoras de TV paga e canais, abertos ou fechados.

24 out 2016 - 22h36
Compartilhar
Exibir comentários

A AT&T fechou nos últimos dias uma das maiores compras da história: a gigante das telecomunicações adquiriu o grupo Time Warner pela bagatela de US$85,4 bilhões. Assim, a empresa norte-americana absorveu os estúdios Warner Bros. e duas importantes programadoras de TV por assinatura, HBO e Turner (dos canais TNT, Cartoon Network, CNN, Space, Esporte Interativo e outros) — o que lhe causará um problema jurídico no Brasil.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

AT&T adquiriu o Universo Cinematográfico DC, Harry Potter e outras franquias e superproduções da Warner.

Isso porque a AT&T também é proprietária da DirecTV, que possui mais de 5 milhões de assinantes no Brasil por meio da Sky. E a Lei 12.485/2011, que atualizou a regulamentação de parte das comunicações no Brasil, impede a propriedade cruzada de empresas de distribuição (operadoras de TV paga e telefônicas) com as de programação (canais pagos) e radiodifusão (TV aberta). A Sky ou sua controladora não pode deter mais de 30% do capital de um canal esportivo ou de filmes.

A HBO de Westworld e Game of Thrones também.

Segundo análise do Notícias da TV, a AT&T deverá negociar o braço latino-americano da DirecTV, que inclui a Sky, dado o tamanho do transtorno que seria reconfigurar todas as outras empresas. Porém, o objetivo do conglomerado no mundo é exatamente sua capacidade de transmissão em TV e internet aos novos conteúdos adquiridos.

Legends of Tomorrow, Arrow, Supergirl, The Flash: AT&T absorve tudo produzido pela Warner.

A questão será combater a resistência da legislação brasileira e de uma das grandes empresas nacionais com interesse na nova lei: a Rede Globo, que perderia terreno para empresas multibilionárias do exterior.

AdoroCinema
Compartilhar
Publicidade
Publicidade