PUBLICIDADE

Corte aceita processo de plágio contra cartaz de Homem de Ferro 3

A armadura de Tony Stark está ok. A pose também. Mesmo assim, risco de problemas para a Marvel...

28 mar 2017 21h02
ver comentários
Publicidade

A Horizon Comics Productions moveu uma ação ambiciosa contra a Marvel Entertainment, numa acusação de plágio pelo cartaz de Homem de Ferro 3. Nessa segunda-feira, um juiz rejeitou a existência de quebra de direitos autorais pela armadura do super-herói — como não podia deixar de ser. Nem pela pose do Tony Stark de Robert Downey Jr.. Mesmo assim, a arte pode causar problemas à empresa...

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

Homem de Ferro 3 versus Radix.

Ben e Ray Lai, irmãos que dirigem a Horizon, entraram com uma ação há quase dois anos, em abril de 2015, alegando ter criado a HQ "Radix" em 2001. Depois disso, eles trabalharam para a Marvel em diversas franquias em quadrinhos. Até que, quando do lançamento do filme, a capa de sua criação teria sido copiada no terceiro filme do Homem de Ferro.

O juiz federal J. Paul Oetken, segundo o THR, concordou com a Marvel que as simililaridades não seriam uma "expressão protegível" no que diz respeito à "ao traje armado altamente mecanizado" e à "posição de luta" do personagem. Porém, sua conclusão final é de que os trabalhos partilham uma similaridade em seu "total conceito ou sentido", e permitirá que um júri qualificado dê o veredicto.

AdoroCinema
Publicidade
Publicidade