PUBLICIDADE

Luke Skywalker é o último Jedi? O que o título do novo Star Wars, 'The Last Jedi', pode significar?

Rumores. Rumores por todos os lados.

24 jan 2017 - 17h29
Compartilhar
Exibir comentários

Star Wars: The Last Jedi. Este é o título oficial do novo filme da franquia Guerra nas Estrelas. Mas o que isso significa para o enredo?

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

Na tarde da última segunda-feira, a internet foi à loucura com a divulgação do nome da sequência de Star Wars - O Despertar da Força. Não demorou muito, teorias surgiram e inúmeras questões foram levantadas. Que tal analisarmos algumas delas? Leia abaixo, então conte para a gente sua opinião nos comentários.

1. Quem é o tal Jedi do título?

a) Luke

"É oficial. Star Wars: The Last Jedi é o próximo capítulo da saga Skywalker", dizia a publicação oficial das redes sociais de Star Wars.

Isso nos faz crer que o Jedi mencionado no título seja Luke Skywalker ( Mark Hamill). Esta é a explicação mais óbvia. Desde O Retorno de Jedi, ele é o único Cavaleiro Jedi vivo. Tanto que no letreiro de abertura de  O Despertar da Força, é descrito: "Luke Skywalker desapareceu. Na sua ausência, a sinistra PRIMEIRA ORDEM surgiu das cinzas do Império e não descansará até que Skywalker, o último Jedi, tenha sido destruído."

Na trama do longa anterior, também descobrimos através de Han Solo ( Harrison Ford) que Luke estava tentando reconstruir a Ordem Jedi até que seu aprendiz, Ben Solo, foi seduzido pelo Lado Sombrio da Força e se tornou Kylo Ren ( Adam Driver). Então, o Mestre Jedi desapareceu e deu às caras só nos minutos finais da produção. Seria o nome do novo filme somente isso, uma referência a Luke?

b) Rey

Não podemos esquecer de Rey ( Daisy Ridley). Em O Despertar da Força, ela viaja até o misterioso planeta de Ahch-To para encontrar Luke e começar o seu treinamento Jedi. A tradução literal poderia muito bem ser "A Última Jedi". Sendo assim, isso poderia significar a morte de Luke — uma clara referência aos eventos da trilogia clássica, na qual Luke treina com Yoda, até que o Mestre morre. Será que a Disney seria capaz de repetir o enredo de Star Wars tanto assim?

c) Luke e Rey

Vale lembrar que o plural de Jedi é... Jedi. Então, Rey e Luke juntos poderiam muito bem ser "os últimos Jedi" da galáxia. Mas isso também significaria que os dois não passariam seu conhecimento à diante.

d) Finn

Talvez seja improvável que Finn ( John Boyega) se torne um Jedi, mas ele tem algumas características que indicam uma (distante) possibilidade. Seu desejo inato de fazer o que acredita ser o certo, e aparente interesse em lutar com um sabre de luz — mesmo de forma desajeitada — poderiam fazer do ex-Stormtrooper uma escolha surpreendente para "o último Jedi".

Assim como Finn, Luke também não sabia usar o sabre nas primeiras vezes que tentou, e era bastante arrogante e obstinado antes de aprender um pouco de humildade na trilogia original. Sem contra que Finn, assim como Anakin ( Jake Lloyd/ Hayden Christensen), Luke e Rey, aparentemente é órfão —um critério frequentemente usado para escolher os protagonistas Jedi.

e) Ou outra pessoa qualquer

Alguém que ainda não apareceu na trama. O quê?! É possível.

2. Ultimato

A palavra "Last" — na tradução "último", "última" ou "últimos" — com o logo Star Wars nas letras vermelhas (usado somente nos capítulos finais das trilogias,  A Vingança dos Sith e O Retorno de Jedi) indica uma noção definitiva, de que algo não vai terminar bem para alguém. Mas para quem?

a) Luke

O fim definitivo pode implicar, por exemplo, que Luke morre antes de completar o treinamento de Rey, fazendo dele o último Jedi e dela somente uma pessoa sensitiva à Força.

Mas também existe a ideia de que  The Last Jedi poderia se referir à batalha entre os Cavaleiros de Ren e os inúmeros Cavaleiros Jedi que Luke treinara antes de desaparecer. Afinal, a maioria dos aprendizes dele foram mortos pelas mãos de Kylo Ren. Sem contar que, depois dessa luta, Skywalker foi de fato o último Jedi da galáxia. (Será que veremos um flashback dessa batalha?)

Curiosamente, as últimas palavras de Yoda em O Retorno de Jedi são "Quando eu me for, o último Jedi você será. Passe à diante o que você aprendeu, Luke". Mais uma vez, Luke foi o último Jedi.

E se ele der a louca declarar a si mesmo "o último Jedi" e decidir não treinar Rey e ninguém mais? Visto que todos os seus aprendizes ou morreram por Kylo Ren ou se tornaram Kylo Ren foram para o Lado Sombrio da Força. Isso traumatiza as pessoas...

b) Luke e Rey

Poderia significar também que tanto Rey quanto Luke morreriam — o que parece bastante improvável — tornando-se, para sempre, os últimos Jedi.

c) Rey

Ou, ao invés de morrer, Rey poderia virar para o Lado Sombrio da Força, se tornando uma aprendiz Sith. Existe uma teoria bastante popular de que a jovem poderia ser uma personificação de Darth Vader — que era o "Escolhido" — e trocasse de lugar (?) com Kylo Ren, tornando-se a vilã da saga. Se ela fosse para o lado do mal, isso certamente acabaria com o legado Jedi, caso Luke morresse em algum momento durante a saga. Logo, Skywalker ainda seria o último Jedi.

3. A Força

Se você está achando que sem Jedi, não existe a Força, nunca viu He-Man.

Brincadeiras à parte, sabemos que no universo Star Wars existem seres não-Jedi sensitivos à Força: Princesa Leia ( Carrie Fisher), Maz Kanata ( Lupita Nyong'o) de O Despertar da Força, e Chirrut Îmwe ( Donnie Yen) de Rogue One.

Bom, vamos ter que esperar o primeiro trailer para saber com certeza do que se trata o título. Star Wars: The Last Jedi chegará aos cinemas no dia 17 de dezembro.

AdoroCinema
Compartilhar
Publicidade
Publicidade