PUBLICIDADE

Ministro desconfirma limite de dados da banda larga em 2017

Gilberto Kassab voltou atrás e anunciou que modelo atual de banda larga será mantido

13 jan 2017 - 18h07
(atualizado às 18h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Já pensou como seria não poder assistir aos episódios da Netflix ou HBO Go em alta qualidade? Ou ter limite de quantos capítulos você poderia assistir por vez? Já imaginou não poder navegar livremente, ver o novo trailer do filme do momento ou da sua série favorita? Isso é o que aconteceria se houvesse um limite de dados para assinantes de internet de banda larga fixa.

Felizmente, o modelo atual será mantido. O fato de que o limite de banda larga fixa começaria a ser implementado em 2017 foi desmentido pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab nesta sexta-feira (13).

Depois de revelar, em entrevista ao portal Poder 360, na última quinta-feira (12), que o governo iria permitir que as operadoras impusessem limites de dados na internet fixa, Kassab voltou atrás em nota.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

"O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, esclarece que não haverá mudanças no modelo atual de planos de banda larga fixa, reiterando seu compromisso em atender o interesse da população e do consumidor", diz a declaração.

Durante a entrevista ao Poder 360, Kassab revelou que a medida teria o objetivo de beneficiar o usuário: "O ministério trabalha para que o usuário seja beneficiado com melhores serviços. Esperamos que esse serviço seja o mais elástico possível, mas que tenha um ponto de equilíbrio, pois as empresas têm os seus limites."

Porém, já no início de terça-feira, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, afirmou que o ministro teria "se equivocado" em sua declaração anterior: "Conversei com o ministro Kassab e ele reconheceu que cometeu um equívoco. A Anatel mantém a ação cautelar e não há hoje intenção ou política de governo que indique o contrário", disse, referindo-se ao procedimento jurídico que está em vigor desde abril de 2016 e impede que as operadoras bloqueiem o serviço após o usuário atingir o limite da franquia de dados.

Podemos respirar aliviados, pois esse quadro não vai mudar tão cedo. 

AdoroCinema
Compartilhar
Publicidade
Publicidade