PUBLICIDADE

Morre o cultuado cineasta japonês Seijun Suzuki

Quentin Tarantino, Damien Chazelle e toda uma casta de grandes diretores foi influenciada pelo mestre de A Marca do Assassino.

23 fev 2017 - 01h02
(atualizado às 09h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Seijun Suzuki, cultuado cineasta do clássico A Marca do Assassino, morreu no último dia 13 de fevereiro, aos 93 anos. A informação foi noticiada pelo estúdio Nikkatsu nessa quarta-feira (22), em decorrência de uma doença pulmonar.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

"Sua obra teve uma grande influência nos cinéfilos e diretores em todo o mundo", destacou a Nikkatsu, ressaltando "profunda gratidão pelo cineasta. A estética de Seijun influenciou a obra de uma casta enorme de grandes diretores, de Quentin Tarantino, Wong Kar-wai e Jim Jarmusch ao diretor do momento Damien Chazelle.

"Acredito que peguei algo de Tóquio Violenta e de todo o seu tipo de filmes", declarou o diretor de La La Land - Cantando Estações, dizendo que as cores de seu premiado musical é como uma homenagem à obra de Suzuki — cujos filmes de suspense, segundo Chazelle, são como musicais com armas.

Tsigoineruwaizen foi o maior sucesso internacional em festivais de Seijun Suzuki, com prêmio em Chicago e menção honrosa em Berlim.

AdoroCinema
Compartilhar
Publicidade
Publicidade